"Vivemos ainda nesse estranho regime que associa a moralidade à crença religiosa, como se existisse alguma relação entre religiosidade e comportamento moral, como se não soubéssemos nada sobre a lambança feita pelos padres com as crianças e adolescentes – para não falar dos séculos de lambança obscurantista e anticientífica promovida pelas religiões..." Idelber Avelar

sábado, 30 de outubro de 2010

QUE DEUS?

Nossa galaxia tem bilhões de estrelas, planetas, materiais cósmicos, tem 100 mil anos luz de tamanho, existem bilhões de galaxias apenas visiveis aos telescopios, as vezes muito maior que a nossa, a via-láctea e pode haver muito mais até Universos paralelos ou bilhões de Universos. A terra de algum ponto do espaço a alguns anos luz nem dá para vê-la. A terra é uma micro-nano e ínfima particula em relação a um pequeno espaço de nossa galaxia, um ano luz corresponde a velicidade da luz que move-se a 300 mil kilometros por segundo, e durante um ano, ela percorre 9,5 trilhões kilometros, ou aproximadamente 1 ano-luz(al) A estrela mais próxima, Alpha Centauri, fica a 40 trilhões km de distância e se vivessemos lá jamais veriamos a terra,  maioria da estrelas que vemos a olho nu esta a 1.000 anos-luz (al). A terra tem 4,5 bilhões de anos e o universo 13 bilhões de anos. Calcule tudo isso e responda-me:
Por quê um Deus se preocuparia com o destino de algo tão insignificante? Qual o motivo dele escolher entre trilhões, quaquilhões, cinquilhões, infinitos  planetas existente no universo? Por quê haveria de escolher essa terra com seus seres que habitam a terra há apenas milhões de anos, estamos aqui apenas um minuto em relação as 24 horas de existência da terra, nascemos e morremos aos montes durantes esses milhões de anos, para que essas milhões e ou  bilhões de almas para ele julgar condenar ou absolver essas almas? Haverá um Deus para cada mundo habitado por outros seres? Qual o tamanho de Deus? Quantos anos-luz ele tem? Como ele vive e pra que vive?
O homem não sabe de nada diante do tudo, mas aqueles que creem neste " Nano-Deus"  creem saber de tudo, pobre criaturas iludidas, pobres criaturas que nada sabem e pensam saber tudo, pobres seres humanos que além de lutar para viver neste mundo hóstil ainda se massacra em nome de um Ilusório DEUS.
Deus existe sim, na cabeça daqueles que não querem pensar e limitar sua mente a um livro, a uma idéia, a um desejo de ir para um fictício Céu. Deus existe na cabeça das milhões de pessoas que querem que ele exista por medo, incompreenssão, egoísmo e ambição.

 

REVISTA VIRTUAL PROFESSOR WILLIAM PEREIRA: DISCO: DEUS E O DIABO NO LIQUIDIFICADOR

REVISTA VIRTUAL PROFESSOR WILLIAM PEREIRA: DISCO: DEUS E O DIABO NO LIQUIDIFICADOR:

RVPWP2010 CXPENSART
Disco: “Deus E O Diabo No Liquidificador”, Cérebro Eletrônico | Bloody Pop vía @

ateu e a toa


segunda-feira, 25 de outubro de 2010

ateu e a toa

ateu e a toa


Obrigado Deus

Posted: 24 Oct 2010 12:14 PM PDT

domingo, 24 de outubro de 2010

BULE VOADOR - CÉREBRO RELIGIOSOS E ATEUS SÃO SIMILARES

Respostas de cérebros de religiosos e de ateus a blasfêmias são similares

Eli Blog2
As áreas cerebrais que respondem preferencialmente às afirmações de blasfêmias foram as mesmas em crentes e descrentes.

REVISTA VIRTUAL PROFESSOR WILLIAM PEREIRA: CORRUPTOS SUJA A DENÚNCIA QUE FAZ!

REVISTA VIRTUAL PROFESSOR WILLIAM PEREIRA: CORRUPTOS SUJA A DENÚNCIA QUE FAZ!: "RadiodoMoreno Jorge Bastos Moreno Ulyssses Guimarães: 'O corrupto suj..."

ateu e a toa

ateu e a toa


Jesus radical

Posted: 23 Oct 2010 11:48 AM PDT


Do lindo Catupiry


Deus, seu trollador

Posted: 23 Oct 2010 11:42 AM PDT

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Ecocidio

Ecocidio


Illumicorp – Uma vídeo-aula sobre como os Illuminati agem

Posted: 20 Oct 2010 10:52 AM PDT

Esse vídeo apareceu há poucos dias na net e supostamente foi tido como um leak, ou vídeo que vazou para quem não deveria. Pode ser que sim, pode ser que não. Bem pode ser um vídeo promocional, ou até mesmo ou vídeo feito por algum Anti-NOM. Contudo, pode ser igualmente verdadeiro. E, considerando que no [...]

REVISTA VIRTUAL PROFESSOR WILLIAM PEREIRA: CHARGE DO DIA - PENITÊNCIA - POR IVAM CABRAL

REVISTA VIRTUAL PROFESSOR WILLIAM PEREIRA: CHARGE DO DIA - PENITÊNCIA - POR IVAM CABRAL: "Charge do dia: Penitência Eu sei... tem pastores-cabos eleitorais também. http://www.ivancabral.com/"

REVISTA VIRTUAL PROFESSOR WILLIAM PEREIRA: TANTA GENTE COM A REZA NA BOCA E O ÓDIO NO PEITO

REVISTA VIRTUAL PROFESSOR WILLIAM PEREIRA: TANTA GENTE COM A REZA NA BOCA E O ÓDIO NO PEITO: "wilpersil RVPWP2010 CXPENSART TANTA GENTE COM A REZA NA BOCA E O ÓDIO..."

ateu e a toa


terça-feira, 19 de outubro de 2010

FRASES DE ATEUS

Frases de ateus
Deus não existe.
»
Frases de ateus
A ciência tem provas sem certeza. Os criacionistas tem certeza sem qualquer prova. -Ashley Montagu
»
Frases de ateus
O teísta e o cientista são intérpretes rivais da natureza, o primeiro retrocede conforme o outro avança. -Joseph McCabe

ATEUS DO BRASIL VIA TWITTER

Ateus do Brasil
No Site: Jovens estão menos religiosos do que nunca
»
Ateus do Brasil
No Site: Vaticano faz desfeita com Carla Bruni
»
Ateus do Brasil
No Site: Serra diz que ateísmo faz mal pra sociedade e ATEA reclama
 
Ateus do Brasil
No Site: A neurocientista de plantão assume seu ateísmo
 

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

DOR DE CABEÇA

Situação : Dor de Cabeça
Solução 1 : Oração + Aspirina => Deus me curou porque pedi
Solução 2 : Sem oração + Aspirina => Mesmo sem pedir, Deus sabia que eu estava sofrendo e meu curou, porque sou uma boa pessoa
Solução 3 : Oração + Sem aspirina => Deus deve estar usando essa dor de cabeça para me punir por algo que fiz , porque Ele é bom e me ama

sábado, 16 de outubro de 2010

ateu e a toa


sexta-feira, 15 de outubro de 2010

REVISTA VIRTUAL PROFESSOR WILLIAM PEREIRA: VEJO E NÃO CREIO

REVISTA VIRTUAL PROFESSOR WILLIAM PEREIRA: VEJO E NÃO CREIO:
VEJO E NÃO CREIO
Por William Pereira
Custa-me crer no que estou vendo. Meus compatriotas apoiando uma campanha de um candidato que há poucos anos atrás demonstrou todo seu anseio neoliberal, privatizando e entregando de bandeja todo o patrimônio nacional. Não gostar de Dilma é um direito que assiste a qualquer um, julgá-la a seu modo é compreensível, entretanto não se pode avaliar uma campanha política pelo julgamento pessoal envolvendo o fator somente emocional, julgar um candidato (a) pela sua aparência, crença, opções sexuais, a particularidade e intimidade é um erro crasso, o que esta em jogo é; qual política econômica vai ser adotada por quem ganhar a eleição, quem esta descaradamente mentindo ou quem realmente apresenta como uma opção de verdadeiras ações para toda uma nação respeitando seu povo e trazendo benefícios as todas as classes sociais, seja rico ou pobre.
Culturalmente somos induzidos a acreditar nos ricos como pessoas bem sucedidas. Muitos pobres preferem dar o pouco que tem ao rico do que partilhar com seu próximo. É o que vejo nesta campanha eleitoral de 2010, mais uma vez o pobre querendo acompanhar e dar valor aqueles que diabolicamente aparecem como cordeiro, mas são lobos vorazes, doidos para enganá-los mais uma vez, assim como fizeram na época da campanha do Collor que se apresentou com propostas mirabolantes e o povo foi quem sofreu as conseqüências. Povo de memória curta. O candidato Serra representa justamente à traição a nação, ao povo brasileiro. Tens olhos e não vêem, tem ouvidos e não ouvem. Caso elejam este candidato é como dar dez passos à frente e vinte para trás, a nação perde mais uma vez para o capitalismo selvagem, desvairado, em detrimento de uma economia distribuída mais racionalmente com uma distribuição de renda equitativa.
Hoje olho a cidade onde moro e a olho nu sem consultar nenhum índice vejo como ela cresceu e melhorou nestes últimos oitos anos, quase tudo mudou, a paisagem urbana é outra, a construção civil tendo o máximo em serviços, parece estarmos caminhando para uma outra era e isto esta acontecendo em várias cidades e regiões do país graças ao empenho do Governo Lula a qual Dilma fez parte e política econômica adotada. Só um cego e ignorante não ver.
Não me interessa se Dilma é arrogante, antipática, durona, responsável, capacitada, técnica e tantos outros adjetivos e qualificações o que me interessa é o que ela representa em termos de economia brasileira e desenvolvimento sustentável para a nação e o povo brasileiro.

ateu e a toa


POLÍTICO E ATEU. PODE?

Por que no Brasil um candidato a um cargo político sendo ele ateu não pode revelar seu ateísmo sem comprometer sua possível vitória?

Vivemos mesmo num Estado Laico?
Fui convidada a concorrer a um cargo político em minha cidade , e uma das coisas na "listinha" de exigências, foi que eu guardasse meu ateísmo só para mim e em hipótese alguma declará-lo. Até quando terei de aturar isso? Por que o povo não consegue separar política de religião? Como provável(talvez) futura vereadora da minha cidade eu terei de defender e batalhar pela  resolução de vários problemas da minha cidade  colaborando para a melhoria da qualidade de vida do meu povo, ou terei de melhorar a vida dos anjos e resolver  problemas do céu?  Os maiores genocídas da história eram religiosos, e muitos políticos corruptos e envolvidos nos escândalos de desvios de verbas públicas são religiosos. Para o povo, afinal, qual é o sentido da exigência religiosa para um cargo político?
Márcia Zaros
http://antiteismoportal.blogspot.com/2010/10/por-que-no-brasil-um-candidato-um-cargo.html

COLOQUIO MEXICANO DE ATEÍSMO

Coloquio Ateísmo
Dan Barker nos invita al Primer Coloquio Mexicano de Ateísmo!!!!!

REVISTA VIRTUAL PROFESSOR WILLIAM PEREIRA: TANTA GENTE COM A REZA NA BOCA E O ÓDIO NO PEITO -...

REVISTA VIRTUAL PROFESSOR WILLIAM PEREIRA: TANTA GENTE COM A REZA NA BOCA E O ÓDIO NO PEITO -...:
Tanta gente com a reza na boca e o ódio no peito
Trnasposto da coluna Prosa & Verso do Jornal de Fato

Nessa espantosa campanha em que pessoas radicalmente religiosas ferem, sem qualquer cerimônia, os Mandamentos da Lei de Deus jurando seu Santo Nome em vão e levantando falsos testemunhos, outras coincidências estranhas espantam o mundo da verdade e a verdade do mundo. Será que dá para entender por que as mesmas pessoas que defendem a vida com tanto denodo ao condenarem Dilma Rousseff sobre o que ela não disse quanto à legalização do aborto são, ao mesmo tempo, a favor da pena de morte? É o duplipensar, a novilíngua em ação, algo mais grave que o tucanês. Um jeito mais goebelliano que orwelliano de pensar e agir na disputa a pulso, pelo voto. Dá para entender como é que um senhor chamado Nei Mohn, presidente de uma entidade sediada em Brasília (DF), registrada no CNPJ sob o número 026.990.366/0001-49, que foi presidente da "Juventude Nazista" em 1968, que era informante do Cenimar, suspeito de terrorismo na década de 80, seja contra a "terrorista" Dilma Rousseff? E que esteja distribuindo na internet uma ficha comprovadamente falsa, de Dilma no Dops, a não ser pelo fato de, já naquele tempo, este "reverendo Mohn" falsificar jornal da Igreja Católica, acusando de "terroristas" bispos e padres que lutavam contra a ditadura? Por que é que essas mesmas pessoas que condenam a violência que mata 47 mil pessoas por ano no Brasil votaram a favor do comércio de armas, quando aconteceu o referendo sobre o assunto? Por que será que as mesmas pessoas que se pronunciam virulentamente contra o "casamento gay" são praticantes da omissão das igrejas quanto à prática homossexual por trás das sacristias e dos púlpitos, em que se prega o evangelho da boca para fora. O que, convenhamos, é um ambiente altamente inadequado e desaconselhável para qualquer prática sexual, seja homo ou hetero, especialmente da criminosa prática da pedofilia tão em voga nestes tempos em que tanto se discute o aborto e as pesquisas com células-tronco. Por que será que as pessoas que comercializam e as que comercializavam, até bem pouco tempo, o aborto em Mossoró estão, pessoalmente, ou representados por parentes, exatamente no palanque que condena Dilma Rousseff, sob a falsa acusação de ser abortista? Por que será que estão condenando Dilma, a arder no mármore do inferno, dizendo que não votam nela "por ser uma bruxa" e até propõem que ela seja jogada na fogueira de uma pretensa "Santa Inquisição fora de época" e agendam sua cremação em 31 de outubro, dia do segundo turno e do Haloween, mas estes/as mesmas Torquemadas são de famílias cujos honoráveis pais prostituem "raparigas em flor" e as esposas escondem as empregadas domésticas desvirginadas pelos seus meninos danados que estão criando cabelo no peito e têm que provar que são machos e que, além de roubar a virgindade das meninas, levam-nas a abortar suas traquinagens. Não é mera coincidência, tanta moral na pregação e tanta bandalheira na prática. Não seria a prática o critério da verdade? Mas é que em verdade em verdade vos digo: eles não são contra nada do que dizem ser. São contra, isto sim, a ver o povo de barriga cheia, estudando, tendo onde morar, lotando supermercados, deixando de pedir esmolas, deixando, em grande parte, de vender os votos e a honra das filhas por um punhado de feijão e vergonha. Inimigos do povo, preconceituosos, odientos, odiosos, pernósticos, queixudos. Falsa elite, macacas de colunocas, socialites de fancaria. Gente vazia; rica de vaidades e pobre de ideias. Pobres diabos que pensam que são Deus... Resta cantar com Gordurinha na voz do Trio Nordestino ou de Meirinhos do Forró. Tanta gente com a reza na boca e o ódio no peito. O Cristão fazendo mal feito com a Bíblia na mão.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

REVISTA VIRTUAL PROFESSOR WILLIAM PEREIRA: PARA VOCÊ QUE NÃO VOLTOU EM DILMA - POR LEONARDO D...

REVISTA VIRTUAL PROFESSOR WILLIAM PEREIRA: PARA VOCÊ QUE NÃO VOLTOU EM DILMA - POR LEONARDO D...: " http://www.amalgama.blog.br/Para você, que não votou na Dilmapor Leonardo de Souza * FONTE: http://www.amalgama.blog.br/10/2010/para-voce-..."

OS EGÍPCIOS , O MITRAÍSMO E SUA INFLUÊNCIA NA CRIAÇÃO DO CRISTIANISMO

OS EGÍPCIOS , O MITRAÍSMO  E SUA INFLUÊNCIA NA CRIAÇÃO DO  CRISTIANISMO.
William Pereira da Silva
http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1197233

Assisto diariamente na  televisão a cabo de Mossoró, a TCM, os canais History Channel e National Geographic, dois canais voltados para assuntos relacionados a ciência, meio ambiente, tecnologia, ecologia, medicina, religião, esportes, universo. Uma infinidade de temas realmente esclarecedores nas diversas áreas do conhecimento humano. Conheci  nestes canais O LIVRO EGÍPCIOS DOS MORTOS E A RELIGIÃO DE MITRA, fiquei impressionado como estes dois fatores estão associados a criação da religião Cristã e a formação do catolicismo.
Particularmente fiquei impressionado com o conhecimento do Livro Egípcios dos Mortos datado da época do Império Novo, período da história do Antigo Egipto que se inicia por volta de 1580 a.C. e termina em 1160 a.C.. No entanto, a obra recolhe textos mais antigos - do Livro das Pirâmides (Império Antigo) e do Livro dos Sarcófagos (Império Médio). Vejamos a concepção deste livro e compare com a doutrina cristã. Alguns estudiosos acreditam que Jesus Cristo, ou quem escreveu a bíblia, teve influência direta desta cultura dos Egpcios, quem proclamou o Novo Evangelho, o cristianismo, teve conhecimento e influencia direta do Livro dos Mortos, conviveu diretamente com essa cultura. Livro dos Mortos é a designação dada a uma colectânea de feitiços, fórmulas mágicas, orações, hinos e litanias do Antigo Egito, escritos em rolos de papiro e colocados nos túmulos junto das múmias. O objetivo destes textos era ajudar o morto na sua viagem pelo mundo subterrâneo, afastando eventuais perigos que este poderia encontrar na viagem para o Além. Embora não tenha sido escrito como livro de síntese teológica, constitui uma das principais fontes para o estudo e compreensão da religião egípcia. O livro dos Mortos se encontra na Secção do Livro dos Mortos no Museu Egípcio do Cairo e  o Papiro de Ani, com um total de 24 metros,  se acha atualmente no British Museum, em Londres.
 Seria impossivel dar uma compreenssão geral do Livros dos Mortos neste pequeno texto, sugiro uma pesquisa na internet onde terão um estudo melhor sobre o aassunto, como também o que se refere ao estudo do Mitraísmo e sua inserção na religião católica/cristão. Tenho certeza, quem pesquiar, ler, se aprofundar no assunto irá mudar de opinião sobre as religiões. Resta uma pergunta, porquê não nos ensinam isso nas igrejas e nas escolas no ensino fundamental?
O Mitraísmo vem da religião pagã romana,   foi uma religião de mistérios nascida na época helenística (provavelmente no século II a.C.) no Mediterrâneo Oriental, tendo se difundido nos séculos seguintes pelo Império Romano.
Segundo Lealcy B. Junior, Os rituais do budismo, do mitraísmo e do cristianismo são muito semelhantes. Horus foi o deus solar e redentor dos egípcios. Horus, como os deuses já citados, também nasceria de uma virgem. O nascimento de Horus era festejado a 25 de dezembro. Amenófis III criou um mito religioso que depois foi adaptado ao cristianismo. Trata-se da anunciação, concepção, nascimento e adoração de Iath. Nas paredes do templo, em Luxor, encontram-se os referidos mistérios. Baco, o deus do vinho, foi também um deus salvador. Teria feito muitos milagres, inclusive a transformação da água em vinho e a multiplicação dos peixes. Em criança, também quiseram matá-lo. Adonis era festejado durante oito dias, sendo quatro de dor e quatro de alegria; as mulheres faziam as lamentações, como carpideiras.
O rito do Santo Sepulcro foi copiado do de Adonis. Apagavam todos os círios, ficando apenas um aceso, o qual representava a esperança da ressurreição. O círio aceso ficava semi-escondido, só reaparecendo totalmente no momento da ressurreição, quando então o pranto das mulheres era substituído por uma grande alegria. Também os fenícios, muitos milênios antes, já tinham o rito da paixão, do qual copiaram o rito da paixão de Cristo. Todos os deuses redentores passaram pelo inferno durante os três dias entre a morte e a ressurreição. Isto é o que teria acontecido com Baco, Osiris, Krishna, Mitra e Adonis. Nestes três dias, os crentes visitavam os seus defuntos, segundo Dupuis, em "Lè Origine des tous les cultes".
Pelos primeiros 280 anos da história cristã, o Cristianismo foi banido pelo Império Romano, e os cristãos foram terrivelmente perseguidos. Isto mudou depois da "conversão" do Imperador Romano Constantino. Constantino "legalizou" o Cristianismo pelo Edito de Milão, em 313 d.C. Mais tarde, em 325 d.C., Constantino conclamou o Concílio de Nicéia, em uma tentativa de unificar o Cristianismo. Constantino imaginou o Cristianismo como uma religião que poderia unir o Império Romano, que naquela altura começava a se fragmentar e a se dividir. Mesmo que isto aparente ser um desenvolvimento positivo para a igreja cristã, os resultados foram tudo, menos positivos. Logo Constantino se recusou a abraçar de forma completa a fé cristã, mas continuou com muitos de seus credos pagãos e práticas. Então, a igreja cristã que Constantino promoveu foi uma mistura de verdadeiro Cristianismo e paganismo romano. Resumindo, Constantino Juntou o Cristianismo e o Mitraísmo e criou o catolicismo por interesse do império romano.
Nas profecias de Nostradamus tem citações sobre a decadência e abandono de muitos fiéis da religião católica e outras religiões, se levarmos em conta ser isso uma verdade deve estar acontecendo neste século, neste milênio, devido às descobertas da ciência, da arqueologia e os conhecimentos da tecnologia como também do Universo.
Caso tudo isso sobre o Livro dos Mortos e o Mitraísmo for verdade e comprovado nos mostra as mentiras imposta pelo Vaticano aos povos do mundo.

 
PROFESSOR WILLIAM PEREIRA DA SILVA
Publicado no Recanto das Letras em 26/09/2008
Código do texto: T1197233
 
 COMENTÁRIOS. PARA LER CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES

terça-feira, 12 de outubro de 2010

DEUS, UM DELÍRIO - O MAGNÍFICO MANIFESTO ATEÍSTA DE RICHARD DAWKINS

Deus, um Delírio
O magnífico manifesto ateísta de Richard Dawkins

Richard Dawkins

Tradução: Laura Teixeira Motta, 2007
Editora: Companhia das Letras
ISBN: 9788535910704
528 páginas
(The God Delusion, 2006)


Um Momento Propício

Início do século 21. Após milhares de anos a religião enfrenta o pior de todos os inimigos, seu derradeiro nêmesis: a educação livre e de qualidade. Cada vez mais pessoas conhecem biologia, história, física e filosofia. Portanto não pode ser surpresa que atualmente, em países como Inglaterra, Espanha e Alemanha (onde a educação superior é amplamente disseminada), menos da metade das pessoas ainda acredite em alguma forma de “Ser Superior”.

Se algum dia o número de pessoas capazes de acreditar em algum tipo de Deus chegou mesmo a 95% da população, isto é passado.

É neste belo contexto que o biólogo e filósofo da ciência Richard Dawkins, em seu livro Deus, um Delírio (The God Delusion, no original), vem colocar mais lenha nessa fogueira e ajudar o fogo a queimar. Seguindo os passos de pioneiros como Sam Harris, que escreveu O Fim da Fé, e Daniel Dennett, autor de Quebrando o Encanto (ambos disponíveis em português), Dawkins dá um passo adiante e adota uma há muito tempo desejável postura de rebelião: a religião não é apenas uma ilusão inofensiva, ela é um perigo a ser combatido.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

REVISTA VIRTUAL PROFESSOR WILLIAM PEREIRA: FREI BETTO DIFAMA ATEÍSMO E DESRESPEITA ATEUS AO C...

REVISTA VIRTUAL PROFESSOR WILLIAM PEREIRA: FREI BETTO DIFAMA ATEÍSMO E DESRESPEITA ATEUS AO C...: "Publicado por Robson Fernando em 11 outubro 2010 às 0:24 em Ateísmo e Ceticismo Enviar mensagem Exibir tópic..."

REVISTA VIRTUAL PROFESSOR WILLIAM PEREIRA: FREI BETTO DIFAMA ATEÍSMO E DESRESPEITA ATEUS AO C...

REVISTA VIRTUAL PROFESSOR WILLIAM PEREIRA: FREI BETTO DIFAMA ATEÍSMO E DESRESPEITA ATEUS AO C...: "Publicado por Robson Fernando em 11 outubro 2010 às 0:24 em Ateísmo e Ceticismo Enviar mensagem Exibir tópic..."

REVISTA VIRTUAL PROFESSOR WILLIAM PEREIRA: POR QUE VOTEI EM MARINA E AGORA VOTAREI EM DILMA -...

REVISTA VIRTUAL PROFESSOR WILLIAM PEREIRA: POR QUE VOTEI EM MARINA E AGORA VOTAREI EM DILMA -...: "TRANSPOSTO DO SITE AMÁLGAMAhttp://www.amalgama.blog.br/10/2010/por-que-votei-em-marina-e-agora-votarei-em-dilma/ -- Marina e Dilma quando m..."

DIA DO ORGULHO ATEU

Dia do orgulho ateu 

TRANSPOSTO DO SITE :

http://www.atea.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=81&Itemid=94

É um costume antigo escolhermos um dia do ano para celebrar aquilo que achamos importante. Além das datas de eventos históricos relevantes, existe um extenso calendário de dias com motivos religiosos, além de datas cívicas e comerciais para lembrar pessoas, profissões, atividades e idéias. Como resultado, todos os dias do calendário têm coisas a serem comemoradas, com graus de mérito bastante variáveis.
Reconhecendo esse fato, grupos minoritários há muito vêm lançando datas para marcar sua luta pela igualdade e pelo respeito, e contra o preconceito e a discriminação, como é o caso do dia da Consciência Negra e o dia do Orgulho Gay. À peimeira vista, a palavra orgulho pode parecer fora de contexto, mas ela é uma tradição sólida entre as minorias, ao menos desde que se começou usar a expressão black pride (orgulho negro) nos Estados Unidos, há mais de quarenta anos. A ela se associou um dos slogans fortes da época, "I'm black and I'm proud" (sou negro e tenho orgulho disso), eternizada em 1968 pela homônima canção de James Brown.
Nesse contexto, falar em orgulho não é uma maneira de se dizer superior, apenas uma maneira de afirmar que não somos inferiores. Falar em orgulho é importante quando existe uma idéia socialmente difundida de que a sua identidade é intrinsecamente negativa e deve ser motivo de vergonha. Esse é o caso dos negros, é o caso dos homossexuais, e também o caso dos ateus. Falar em "orgulho ateu" é dizer que temos orgulho de sermos quem somos. É dizer que nosso ateísmo é uma parte integrante de nossas posições perante o mundo, e que é uma vergonha que muitos de nós se sintam obrigados a esconder sua identidade para serem plenamente aceitos em seu círculo familiar, social ou profissional. É dizer que os ateus também são cidadãos e merecem, sim, respeito.
Cabe lembrar aqui uma importante distinção entre pessoas e idéias. Muitos ateus entendem que algumas crenças religiosas, ou todas elas, não merecem respeito. E isso é um direito deles. Há idéias que simplesmente não são respeitáveis, como a de que negros são inferiores, ou a de que a Terra é plana -- embora possamos, é claro, discordar de quais idéias exatamente não são respeitáveis. Da mesma maneira, os religiosos podem crer que o ateísmo não é uma posição respeitável, no sentido de que ela não se sustenta, não corresponde à verdade ou coisa similar. Mas isso é coisa muito diversa de dizer que os ateus não merecem respeito, o que é tão errado quanto dizer que os cristãos não merecem respeito.
Já existe uma comunidade no Orkut dedicada ao dia do orgulho ateu, onde se votou por estabelecer o dia do ateu em 12 de fevereiro, aniversário de nascimento de Charles Darwin, o eminente biólogo que deu uma das mais significativas contribuições isoladas ao conhecimento humano, que ao mesmo tempo o impeliu do cristianismo ao agnosticismo. É claro que essa escolha pode ser criticada, e há várias outras opções. Mas isso não importa. Em última análise, a escolha de um dia é perfeitamente arbitrária e qualquer parte do calendário é tão boa quanto as demais.
O importante é trazer o assunto à discussão, na sociedade e na imprensa. É termos um dia para refletirmos e fazermos refletir, para falarmos com amigos e lhes enviarmos mensagens de email, para sair do armário e parar de sentir vergonha, para lembrar que você não está sozinho e que existem pessoas como você lutando por um mundo melhor.
Ações de calendário
Assim como o dia do orgulho ateu, há outras propostas ligadas ao calendário para as pessoas que não têm religião. Judeus e muçulmanos, por exemplo, têm seu próprio calendário, e não é difícil entender por que é difícil de aceitar um calendário que celebra a crença de que o universo surgiu magicamente há menos de dez mil anos, como é o caso da cronologia judaica. Esse é um erro de um milhão de vezes, semelhante a imaginar que a distância daqui ao Sol é de 150 quilômetros, ao invés de 150 milhões de quilômetros. Mas isso não os impede de continuar celebrando, e a mídia de continuar cobrindo o fato regularmente sem qualquer menção crítica.
Por que então não deveríamos criar o nosso próprio calendário? Essa é a idéia do Universal Atheist Calendar, que propõe como zero o início real do universo como o conhecemos, há cerca de 13 bilhões de anos. Existem outras propostas como a Darwin Era, que se baseia no ano de publicação da primeira edição da Origem das Espécies, em 1859. Há muitas outras alternativas, é claro.
Seja qual for o calendário, ele pode comportar as mais diferentes celebrações seculares. Uma das possibilidades é o Newtal, a comemoração do nascimento de Newton, no dia 25 de dezembro. Podemos continuar usando a árvore, mas pendurando maçãs para nos lembrarem da lenda sobre a formulação da lei da gravitação universal. E deixar uma cópia da sua obra-prima, Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, aberta logo abaixo, para nos lembrar de grandes conquistas intelectuais da humanidade. Já existe até uma comunidade do orkut dedicada à data, que surgiu originalmente em países de língua inglesa como Newtonmas.

ateu e a toa

ateu e a toa


Universal

Posted: 10 Oct 2010 04:55 PM PDT


Vi no Tumblr do Catupiry


Jesus manero

Posted: 10 Oct 2010 04:50 PM PDT

IUHSAIUSHASushISUSHisuhsiUSHISUH


domingo, 10 de outubro de 2010

Ecocidio

Ecocidio


A íntegra do último pronunciamento de Ahmadinejad na conferência da ONU

Posted: 09 Oct 2010 10:34 PM PDT

Visto em www.infinitoaldoluiz.blogspot.com Publicado originalmente em http://resistir.info/irao/ahmadinejad_23set10_p.html Pessoas repetem como papagaios o que lhes mandam dizer através dos “noticiários” da TV, quando noticiam, de modo geral não noticiam nada em que se possa confiar isento de doutrinações facciosas. “Quem fala de mim não sabe o que diz porque nunca me viu nem me ouviu falar!  [...]

ateu e a toa

ateu e a toa


Conversa entre religiões

Posted: 09 Oct 2010 03:37 PM PDT


Pedofilia

Posted: 09 Oct 2010 03:42 PM PDT


Nessa ele te pegou!

Posted: 09 Oct 2010 03:30 PM PDT


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...