"Vivemos ainda nesse estranho regime que associa a moralidade à crença religiosa, como se existisse alguma relação entre religiosidade e comportamento moral, como se não soubéssemos nada sobre a lambança feita pelos padres com as crianças e adolescentes – para não falar dos séculos de lambança obscurantista e anticientífica promovida pelas religiões..." Idelber Avelar

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Um Ateu de Mau Humor - video recuperado


Åsa Heuser - Uma ateia de bom humor em Uma ateia de bom humor 

Esse video foi feito pelo Vides Junior há aproximadamente três anos. Achei que estava perdido, mas para a minha grande felicidade consegui recuperá-lo através de um amigo - Adenilson da Costa Aguiar - que o tinha no seu computador e gentilmente o enviou para mim. Obrigada, você não faz ideia do que isso significa para mim. Foi por causa do Vides Junior e o seu personagem Um Ateu de Mau Humor que eu fiz o meu primeiro video - Uma Ateia de Bom Humor - http://www.youtube.com/watch?v=bP1XrIamPww Para quem não sabe, adotei esse nome por causa do nome do presonagem que o Vides adoto... mais »

2 comentários:

  1. E o humor, como infinita manifestação de Deus, é capaz mesmo de fazer desatar o riso ao sisudo Abraão e a Sara amargurada (sua esposa Sara que antes chamava-se Sarai). Os textos bíblicos, lidos muitas vezes de forma pesada, estão afinal também cheios de momentos de humor como o citado episódio em que Sara ri por causa da promessa de Deus, de que terá um filho. Seu sofrimento: Não ter tido filhos durante a maior parte de sua vida. Sua alegria: Ter dado à luz Isaque, o filho da promessa, aos 90 anos.

    Certo dia, o Senhor apareceu a Abraão, enquanto ele estava sentado à entrada da sua tenda.
    - Sara, tua mulher, onde está?
    - Está aí na tenda.
    Disse então o Senhor:
    - Certamente voltarei a ti, daqui a um ano; e Sara, tua mulher, dará à luz um filho.
    Sara, que estivera escutando de dentro da tenda, riu e disse:
    - Depois de velha, e velho também o meu senhor, terei ainda este prazer?
    Disse, porém, o Senhor a Abraão:
    - Por que se riu Sara, dizendo: Será verdade que darei à luz, sendo velha? Acaso para o Senhor há cousa demasiadamente difícil? Daqui a um ano, neste mesmo tempo, voltarei a ti, e Sara terá um filho.
    Por ficar com medo, Sara mentiu e respondeu:
    -Não me ri.
    Deus, porém, disse:
    - Não é bem assim, é certo que riste.
    Um ano depois, Sara deu à luz Isaque, cujo nome significa “riso”. É claro que a “princesa” mãe de 90 anos não compreendeu a brincadeira e exclamou: “Deus me deu motivo de riso; e todo aquele que ouvir isso vai rir-se juntamente comigo” (Gn 21:6). Sua conclusão sobre quem é o traído da história, deixo para sua reflexão.

    “Os historiadores NÃO acreditam mais que o relato sobre Abraão seja efetivamente histórico: à semelhança de Enéas ou Heracles, Abraão é uma figura lendária. (FOX, Robin Lane, Bíblia Verdade e Ficção, pág.82 e 202; Companhia das Letras; 1993).

    ResponderExcluir
  2. Humor:

    O grande empresário estava prestes a exalar o último suspiro, mas ainda encontrou suficiente lucidez para ditar sua derradeira vontade ao advogado.
    Disse ele ao seu advogado:
    - Quero que você inclua uma cláusula no meu testamento dizendo que todos os empregados que me serviram por vinte ou mais anos devem receber uma herança de 50 mil dólares cada um.
    - Mas você Starost só começou o seu negócio há 10 anos – ponderou o advogado.
    - Eu sei – respondeu o empresário.
    – Mas já pensou que bonito isso vai ficar nos jornais?

    * *


    Um estudo recente descobriu que metade de todos os judeus americanos têm dúvidas sobre a existência de Deus, em comparação com 10-15% de outros grupos religiosos americanos.(Fonte:Winston, Kimberly."Judaism without God? Yes, say American atheists", September 26, 2011.)

    Leituras recomendadas, livro: 5777 Anos de Humor Judaico Autor: Davi Castiel Menda.

    Com fartura de histórias reais, anedotas internacionais, causos, piadas típicas e folclore étnico da milenar tradição oral dos judeus e a eterna tradição do humor judaico, este volume oferece um largo panorama das áreas, situações e costumes onde o riso é sempre soberano.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...