"Vivemos ainda nesse estranho regime que associa a moralidade à crença religiosa, como se existisse alguma relação entre religiosidade e comportamento moral, como se não soubéssemos nada sobre a lambança feita pelos padres com as crianças e adolescentes – para não falar dos séculos de lambança obscurantista e anticientífica promovida pelas religiões..." Idelber Avelar

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Irreligiosos - chamada para debate


Network Email
Deus e a criação do universo, discussões acadêmicas, validade ou não dessas discussões
Caros membros:
Nesta última semana 3 importantes tópicos, incluindo 3 vídeos sobre "Deus e a Criação do Universo", foram postados e vêm sendo debatidos em nossa comunidade. Por enquanto, contamos cerca de 12 membros participando dessas discussões, sendo dois deles crentes. Os debates vêm-se desenrolando, inapropriadamente, dentro do fórum "Destino Existe?"  e dentro do grupo do Gibanet, "Religião, Política e Suas Conspirações". Uns outros poucos, discutem o vídeo de Stephen Hawking "Deus Criou o Universo?"
Devido ao crescente aporte de alguns crentes que aceitamos como filiados por serem diferenciados, o debate vem se arrastando e se alongando, parecendo não ter fim (crente não aceita a não-interferência de Deus no processo de criação do universo) e não se convence nem com os mais racionais e inteligentes argumentos. E como, por outro lado, só existe a teoria, mas não a prova definitiva, as discussões se arrastam e as perguntas e respostas começam a tornar-se repetitivas e redundantes.
Nossa filosofia é acolher a todos que se enquadrem nos nossos regulamentos e objetivos e responder com imparcialidade às dúvidas de cada um, dentro do que nos for possível. Mas é óbvio que não temos todas as respostas e, em alguns casos, temos apenas os nossos posicionamentos, que (perfeitamente natural) nem sempre convencem e agradam a todos. 
Diante disso, a nossa colega Lílian Sokorowa percebeu a tendência e, em boa hora, postou a seguinte matéria: "Validade das discussões acadêmico-filosóficas de impossível ou questionável conclusão... Iniciar ou não?". Nessa matéria, além de propor o debate sobre o assunto, ela também questiona até que ponto é valido debater assuntos dessa natureza com crentes e se isso não atrapalha o bom funcionamento da comunidade.
Essa é a discussão para a qual desejaríamos obter as opiniões dos colegas. Opinem!
Somos desde já gratos pela participação de cada um.
Saudações Irreligiosas!
- O Administrador -

Para controlar os emails que você receberá em Irreligiosos, clique aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...