"– 'Somente uma coisa é necessária'... Que todo homem, por possuir uma 'alma imortal', tenha tanto valor quanto qualquer outro homem; que na totalidade dos seres a 'salvação' de todo indivíduo um possa reivindicar uma importância eterna; que beatos insignificantes e desequilibrados possam imaginar que as leis da natureza são constantemente transgredidas em seu favor – não há como expressar desprezo suficiente por tamanha intensificação de toda espécie de egoísmos ad infinitum, até a insolência. E, contudo, o cristianismo deve o seu triunfo precisamente a essa deplorável bajulação de vaidade pessoal – foi assim que seduziu ao seu lado todos os malogrados, os insatisfeitos, os vencidos, todo o refugo e vômito da humanidade. A 'salvação da alma' – em outras palavras: 'o mundo gira ao meu redor'..."
Nietzsche
* "Todo homem tem o direito de pensar. Por que Deus daria asas aos pássaros para fazer do vôo um crime? Por que Ele me daria um cérebro e faria do pensamento um crime?” Robert Green Ingersol em discurso sobre a Intolerância Religiosa apresentado em Pittsburgh no dia 14 de outubro de 1879
"Vivemos ainda nesse estranho regime que associa a moralidade à crença religiosa, como se existisse alguma relação entre religiosidade e comportamento moral, como se não soubéssemos nada sobre a lambança feita pelos padres com as crianças e adolescentes – para não falar dos séculos de lambança obscurantista e anticientífica promovida pelas religiões..." Idelber Avelar
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Há um filósofo do qual se tem falado muito nos últimos tempos, tendo em vista que suas ideias ainda permanecem atuais.
ResponderExcluirO pensamento nietzschiano se baseia no conceito de elevar A RAZÃO ACIMA DE TODAS AS COISAS e que a liberdade humana deveria ser valorizada. Acreditava que a democracia e o cristianismo tornavam as pessoas em escravos, pois estes estavam sob o domínio ideológico criado por eles. Dizia que estes estavam procurando impor ao mundo uma ordem fixa.
Entretanto, em seu pensamento, a degradação das antigas verdades fez com que o Deus do cristianismo viesse a morrer, então declara:
“Deus está morto!”
Friedrich Nietzsche disse...discordo dele, mas minha divergência é totalmente diferente da divergência dos outros que discordam. Nietzsche diz: “Deus está morto, agora nós queremos que o super-homem viva”.
É claro que os cristãos discordam, os muçulmanos discordam, os hindus discordam, os budistas discordam; todos foram contra Nietzsche.
Também sou contra, mas meu motivo é que Deus não está morto porque nunca esteve vivo. Até mesmo dizer “Deus está morto” é aceitar que ele existiu e que agora não existe mais. Não. Em primeiro lugar, Deus jamais existiu.
O ser humano esteve vivendo sob uma ficção. Porém se Niet disse: “Deus está morto e o homem é livre”. Concordo com essa sentença. Em uma frase ele disse tudo: o homem só pode ser livre se Deus estiver morto; se Deus estiver vivo, então o homem não pode ser livre, de fato o homem não pode existir.
http://livrodeusexiste.blogspot.com.br/2012/07/nietzsche-o-filosofo.html
http://irreligiosos.ning.com/profiles/blogs/friedrich-nietzsche
Colaborou, Oiced Mocam