Nietzsche
* "Todo homem tem o direito de pensar. Por que Deus daria asas aos pássaros para fazer do vôo um crime? Por que Ele me daria um cérebro e faria do pensamento um crime?” Robert Green Ingersol em discurso sobre a Intolerância Religiosa apresentado em Pittsburgh no dia 14 de outubro de 1879
"Vivemos ainda nesse estranho regime que associa a moralidade à crença religiosa, como se existisse alguma relação entre religiosidade e comportamento moral, como se não soubéssemos nada sobre a lambança feita pelos padres com as crianças e adolescentes – para não falar dos séculos de lambança obscurantista e anticientífica promovida pelas religiões..." Idelber Avelar
sábado, 8 de janeiro de 2011
REFLEXÃO DO DIA - OS SONHOS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um dos filósofos que me despertou para a Filosofia foi Schopenhauer, na ocasião estava muito ligado ao Budismo, que hoje deixei de lado pela maneira como Buda vê o mundo, um lugar que não vale a pena viver. Quanto a Schopenhauer, consequentemente, um pessimista, também não vejo a coisa por este ângulo, o Hinduísmo que o influenciou muito também, é uma religião pesada demais, repleta de preconceitos contra a mulher e contra a classe dos mais pobres.
ResponderExcluirEstou dando esta volta para chegar nos sonhos, que são como válvulas de escape, porque a vida neste mundo é uma barra, não nego, por isso, são necessários para evitar o que chamamos de piração. Na verdade, os sonhos são tudo aquilo que somamos no nosso dia a dia, existem muitas coincidências que são tidas como avisos, ninguém sonha o que nunca vivenciou, no dia em que isso acontecer, aí sim, tem alguma coisa.
Não sei ao certo, o filósofo francês, Michel Onfray lançou recentemente um livro onde ele chama de charlatão o nosso famoso Freud, com sua psicanálise inútil.