"Vivemos ainda nesse estranho regime que associa a moralidade à crença religiosa, como se existisse alguma relação entre religiosidade e comportamento moral, como se não soubéssemos nada sobre a lambança feita pelos padres com as crianças e adolescentes – para não falar dos séculos de lambança obscurantista e anticientífica promovida pelas religiões..." Idelber Avelar

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

FRAGMENTOS

"E em qualquer caso, resta a religião para engolfar ou envolver no seu capuz negro, os olhos, os ouvidos e os pensamentos do homem livre. Também ela, e principalmente ela, cerca o homem de dogmas, do pode-não-pode, dos deve-não-deve, para que siga o destino traçado por Deus."
Fonte: 
Fragmento retirado do livro Alienação e Humanismo, de Leôncio Basbaum,  3ª ed, pp. 49, Edições Símbolo, São Paulo, 1977.

Um comentário:

  1. Caro Willian, hoje em dia está ficando mais fácil (não quer dizer mais livre) dizer que não tem uma religião. Pois a cada dia percebe-se que boa parte das seitas religiosas têm pensamento de dominação. Já acontecia em tempos passados, todavia hoje está mais camuflado e atinge as mentes humanas em maior ou menor grau (anteriormente era pela força física). Hoje, ainda sofre aquele que diz não acreditar num Deus.Ainda é rejeitado por toda uma sociedade. Contudo, os ateus estão conseguindo sair da tocaia. Estão firmando seu espaço. Democracia, ainda que tardia, é necessário para os seres humanos conviverem entre si. Democracia para todos. Não somente para os mais abastados.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...