"Vivemos ainda nesse estranho regime que associa a moralidade à crença religiosa, como se existisse alguma relação entre religiosidade e comportamento moral, como se não soubéssemos nada sobre a lambança feita pelos padres com as crianças e adolescentes – para não falar dos séculos de lambança obscurantista e anticientífica promovida pelas religiões..." Idelber Avelar

domingo, 12 de junho de 2011

ATEUS.NET


Olá,

Confira as publicações mais recentes do Ateus.net:

  1. A maldição da fé
    Olá, pessoal. Antes de mais nada, posso apenas dizer a todas as pessoas que continuam escrevendo para me dizer que eu estou errado, quando digo que os cristãos já nascem em dívida com Jesus, será que eu não percebo que essa dívida já foi paga em dobro, por Jesus? Ah, sim, é claro, mas apenas da mesma maneira que uma financiadora pagará por todas as suas dívidas, mas então você tem que pagar de volta a financiadora, ou vai haver problemas.

  2. A metamorfose
    No princípio era o esgoto...

  3. Ateísmo, a última consequência do cristianismo
    A descrença é uma jogada num jogo cujas regras são estabelecidas pelos que creem. Negar a existência de Deus é aceitar as categorias do monoteísmo. Quando essas categorias caem em desuso, a descrença torna-se desinteressante e, em pouco tempo, sem sentido. Os ateus dizem que querem um mundo secular, mas um mundo definido pela ausência do deus cristão continua sendo um mundo cristão. O secularismo é como a castidade, uma condição definida pelo que é negado. (...)

  4. Liberdade religiosa ou condescendência com a burrice?
    Conta a história das ideias que ao longo dos debates do século XVIII na França, a respeito do mundo que poderia emergir a partir do movimento do Enciclopedismo, os filósofos franceses Diderot e Voltaire conversavam sobre o futuro da religião, investigando se esta poderia ou não ser abolida. Diderot defendia uma postura radicalmente materialista. Para ele, era possível uma moral completamente laica e, portanto, não se fazia necessária a manutenção da religião. (...)

  5. O vírus da fé
    Como explicamos os mistérios da vida? A ciência foi mais longe do que todos os mitos religiosos que "explicam" quão antiga ela é. Ainda os que aderam ao judaísmo, ao cristianismo ou ao islã, ainda preferem ignorar a razão e ter fé em seu eterno, improvável e onisciente criador.



Ateus.net no Facebook | Siga-nos no twitter: @ateusnet




A mensagem acima foi enviada porque em 18/09/2010 10:13 seu e-mail foi inscrito no Ateus.net.

Você pode alterar ou cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...