"Vivemos ainda nesse estranho regime que associa a moralidade à crença religiosa, como se existisse alguma relação entre religiosidade e comportamento moral, como se não soubéssemos nada sobre a lambança feita pelos padres com as crianças e adolescentes – para não falar dos séculos de lambança obscurantista e anticientífica promovida pelas religiões..." Idelber Avelar

domingo, 4 de dezembro de 2011

“EU NÃO SABIA QUE PODIA SER TÃO FÁCIL ME LIVRAR DA RELIGIÃO” - Do blog Deuses existem?


“EU NÃO SABIA QUE PODIA SER TÃO FÁCIL ME LIVRAR DA RELIGIÃO” 

A ciência tem provas sem certeza.
Os teólogos têm certeza sem qualquer prova.” Ashley Montagu

Tem gente que não sabe o que é ser ateu… mas basicamente ser ateísta é não precisar de um Deus nem de deuses para justificar os próprios atos. Não é simplesmente “negar” a existência de deus/deuses. É assumir a responsabilidade de estar vivo e viver conforme a própria consciência, fruto do funcionamento cerebral.
Ser ateísta, irreligioso, humanista secular, racionalista,  ou livre pensador, portanto é não ter vínculos com outras realidades supra-humanas, é estar livre para decidir por si mesmo, sem medo de estar indo contra ou esperando estar a favor de algum tipo de supra-consciência à qual se deva obediência e submissão cega. É reduzir as crenças a um número limitado delas, focadas no aqui/agora. É não se saber ligado aos demais por algum tipo de poder sobrenatural mas simplesmente pelo fato de “apenas” ser um ser humano convivendo entre os demais seres humanos e de acordo com as leis humanas. É não esperar recompensa por seus atos senão aquelas que outros seres humanos possam oferecer como recompensa.

Continua em http://livrodeusexiste.blogspot.com/2011/12/eu-nao-sabia-que-podia-ser-tao-facil-me.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...