"Vivemos ainda nesse estranho regime que associa a moralidade à crença religiosa, como se existisse alguma relação entre religiosidade e comportamento moral, como se não soubéssemos nada sobre a lambança feita pelos padres com as crianças e adolescentes – para não falar dos séculos de lambança obscurantista e anticientífica promovida pelas religiões..." Idelber Avelar

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

REFLEXÃO DO DIA - SIGMUND FREUD


"Os que não padecem desta neurose (religiosidade) talvez não precisem de intoxicante para amortecê-la. Encontrar-se-ão, é verdade, numa situação difícil. Terão de admitir para si mesmos toda a extensão de seu desamparo e insignificância na maquinaria do universo; não podem mais ser o centro da criação, o objeto de eterno cuidado de uma Providência beneficente. Estarão na mesma posição de uma criança que abandonou a casa paterna, onde se achava tão bem instalada e tão confortável. Mas não há dúvidas que o infantilismo está destinado a ser superado. Os homens não podem permanecer crianças para sempre; têm de, por fim, sair para a vida 'hostil'".
Freud

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. "Foste vós que, primeiramente, afirmastes a existência de Deus; deveis, pois, ser os primeiros a pôr de parte vossas afirmações. Sonharia eu, alguma vez, com negar a existência de Deus, se vós não tivésseis começado a afirmá-la? E se, quando eu era criança, não me tivessem imposto a necessidade de acreditar nele? E se, quando adulto, não tivesse ouvido afirmações nesse sentido? E se, quando homem, os meus olhos não tivessem constantemente contemplado os templos elevados a esse Deus? Foram as vossas afirmações que provocaram as minhas negações. Cessai de afirmar que eu cessarei de negar".
    Sebastièn Faure

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Ó grande sabedoria universal, aprendeste a pensar, sinal de sua genialidade e também sei pensar por mim, entretanto não só eu, mas muitos escritores utilizam de frases, textos, artigos de outros autores famosos para expor e defender suas idéias. Nós ateuzinhos, não só de Freud, também de Marx, Saramago, Friedrich Nietzsche, Francis Bacon, Robert G. Ingersoll, Gustave Le Bon, Bertrand Russell, Thomas Henry Huxley e mais centenas de gênios do pensamento Universal lutamos pelo pensamento livre, humano. Tenho textos e artigos de minha autoria, caso o gênio queira ler está em http://deusdeuseseateus.blogspot.com/ ou http://textuariowpereira.blogspot.com/. E sabemos que é impossível provar o que não existe, entretanto temos o direito de discordar das teorias dos mitos e Deuses afirmados com tanto cinismo por muitos. Quando se olhar no espelho Yuri, cuidado para não se apaixonar por sua imagem Ó grande gênio do pensamento universal. Não disse, mas insinuou, ó filho de ATHENA.

    ResponderExcluir
  5. A reflexão proposta não foi interpretada por vc, por isso enviei outra, não no intuito de responder seu comentário, mas para expor um pensamento em relação aos que afirmam a existência de um Deus. Ó grande sabedoria universal que somente quer provocar e ter com quem suprir seus desejos narcisistas.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Yuri S. C foi censurado em retaliação por não podermos postar livremente comentários no seu blog.Ele ataca, ofende e não dá direito a defesa. Portanto, Yuri xÔ!!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...