"Vivemos ainda nesse estranho regime que associa a moralidade à crença religiosa, como se existisse alguma relação entre religiosidade e comportamento moral, como se não soubéssemos nada sobre a lambança feita pelos padres com as crianças e adolescentes – para não falar dos séculos de lambança obscurantista e anticientífica promovida pelas religiões..." Idelber Avelar

terça-feira, 29 de março de 2011

« newsletter ateus.net » publicações recentes


Olá,

Confira as publicações mais recentes do Ateus.net:

  1. Ciência e senso comum
    1. Será a ciência apenas "senso comum organizado"? Ninguém duvida seriamente de que muitas das ciências particulares existentes se desenvolveram a partir das necessidades práticas da vida quotidiana: a geometria a partir de problemas de medição dos campos, a mecânica a partir de problemas suscitados pelas artes arquitetônicas e militares, a biologia a partir de problemas da saúde humana e da criação de animais, a química a partir de problemas suscitados pelas indústrias de tintas e de metais, a economia a partir de problemas de gestão doméstica e de organização política, e assim por diante. (...)

  2. Ateísmo e Niilismo: reflexões sobre a morte de deus
    Está previsto para meados de julho o lançamento da terceira obra de André Cancian, intitulada Ateísmo e Niilismo: reflexões sobre a morte de deus. A obra trata de um assunto que sempre foi importante na história do pensamento: a relação entre ateísmo e niilismo — geralmente designada como "morte de deus". O lançamento oficial provavelmente será feito na cidade de São Paulo, com local e data ainda a ser definidos. Os detalhes do evento serão divulgados — com alguma antecedência — nesta mesma seção de novidades, assim que estiverem fixados todos os pormenores. No momento, como a obra ainda está em revisão (final), ela só pode ser reservada. (...)

  3. A Arrogância da Oração
    Quando se chega ao limite do monólogo, aos confins da solidão, inventa-se — na falta de outro interlocutor — Deus, pretexto supremo de diálogo. Enquanto o nomeias, tua demência está bem disfarçada e… tudo te é permitido. O verdadeiro crente mal se distingue do louco; mas sua loucura é legal, admitida; acabaria em um asilo se suas aberrações estivessem livres de toda fé. Mas Deus as cobre, as torna legítimas. O orgulho de um conquistador empalidece comparado à ostentação do devoto que dirige-se ao Criador. Como se pode ser tão atrevido? (...)

  4. Religião não causa nenhum mal


  5. Artigos do portal abertos a comentários
    Foi instalado no Ateus.net um sistema que possibilita aos membros comentar os artigos publicados no site — e, o que é mais interessante, com seu próprio login. Estão abertas a comentários as áreas artigos, vídeos e novidades. Por ora, somente usuários registrados poderão comentar. Ainda está sendo estudada a possibilidade de visitantes poderem participar — mas, por enquanto, não será possível. Todos podem, portanto, sentir-se à vontade para comentar os materiais de seu interesse — seja para emitir uma opinião, para discordar, para acrescentar detalhes, referências etc. (...)

  6. A Aposta de Pascal refutada
    Considere a posição de e eu e você não acreditarmos no Monstro do Lago Lockness e considere que se o Monstro de Lockness existe, e nós não acreditamos nele, nós queimamos no inferno eternamente.



Siga-nos no twitter: @ateusnet




A mensagem acima foi enviada porque em 18/09/2010 10:13 seu e-mail foi inscrito no ateus.net.

Você pode alterar ou cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...