"Vivemos ainda nesse estranho regime que associa a moralidade à crença religiosa, como se existisse alguma relação entre religiosidade e comportamento moral, como se não soubéssemos nada sobre a lambança feita pelos padres com as crianças e adolescentes – para não falar dos séculos de lambança obscurantista e anticientífica promovida pelas religiões..." Idelber Avelar

domingo, 16 de janeiro de 2011

PAROXISMO DA FÉ: KARNI MATA, O TEMPLO SAGRADO DOS RATOS

TRANSPOSTO DO SITE IRRELIGIOSOS http://irreligiosos.ning.com/profiles/blogs/paroxismos-da-fe-karni-mata-o

Paroxismos da Fé: Karni Mata, o Templo Sagrado dos Ratos

A necessidade de criar e adorar deuses, para os que dependem das religiões, parece não ter limites. Se acontece uma tragédia onde morrem 300 pessoas e umas dez escapam, os adoradores dizem (em relação às 10 que sobreviveram): "É um milagre de Deus e devemos agradecer". E se alguém questiona, em relação às outras 290 que morreram, eles dizem: "Foi a vontade de Deus e nós não temos a capacidade de entender  os seus desígnios". Quem já não ouviu estas frases?
Tentar entender o que leva as pessoas a terem esses tipos de crenças é tarefa complicada, isso, já nas grandes religiões monoteístas (cristianismo, judaísmo, islamismo). Que dizer então das politeístas, como o hinduísmo, onde milhares de deuses são adorados e onde animais como a vaca, o búfalo, o elefante, o macaco, a cobra e até os ratos (sim, isso mesmo, ratos) são considerados animais sagrados e cultuados como "divindades"?
Deuses e crenças, aos milhares e para todos os gostos
Provavelmente muitos já tenham ouvido falar da adoração da vaca, do elefante, do búfalo, do macaco e da cobra como animais sagrados. Mas ratos?!!! Sim, as vacas e os ratos (estes até mais do que aqueles), estão entre os animais mais cultuados, possuindo até templos próprios, a eles dedicados.  E dentre estes, é o dos ratos o mais famoso, atraindo milhares de turistas, todos os anos. Aliás, não só os ratos, mas os demais animais reverenciados no hinduísmo o são ou porque representam a encarnação de deuses ou porque serviram a eles, ainda que simplesmente como montarias.
O Templo de Karni Mata, existente há 600 anos, na cidade de Deshnok,  no Rajastão (maior estado da Índia), é conhecido como o "Templo dos Ratos"  e é um tradicional local de peregrinação religiosa entre os hindus. Embora não o maior em tamanho, o templo está entre os mais famosos, pela sua singularidade: lá, os ratos são considerados sagrados e protegidos pela deusa Durga, uma reencarnação da deusa Karni Mata. Por isso, devem ser reverenciados por acreditar-se que são reencarnações dos adoradores protegidos por Durga (há uma lenda meia estranha e complicada para explicar isso, cujos detalhes vamos omitir para não alongar o post). O fato é que nesse templo os roedores são mesmo reverenciados, quase com status de deuses, e desfrutam das maiores mordomias: leitinho fresco e cereais todos os dias, carinho humano, liberdade para andar por onde quiserem e para comer o que quiserem, sem serem importunados. Mas ainda: na comida do templo, têm o privilégio de testá-la e aprová-la ou não, antes dos humanos.
Com relação à comida, ela só poderá ser ingerida se for provada e aprovada antes pelos ratos. Se os ratos recusarem, os humanos não comem. Existe uma comida sagrada chamada Prasad que é salivada pelos ratos e depois servida aos humanos. É  considerada abençoada e quem a come deverá ter sorte, segundo a crença hindu. Isto também é religião.
Os efeitos colaterais da fé religiosa:
A Índia, pais milenar de grandes potencialidades, possuindo a segunda maior população mundial e com a economia em constante crescimento, poderia tranqüilamente estar entre as 5 maiores economias do mundo.  No entanto, ocupa apenas o 12º lugar no ranking, atrás inclusive do Brasil (8º). De lembrar que ambos são países altamente religiosos e de grandes desigualdades e contrastes sociais, com altos índices de pobreza e mão-de-obra barata, no que até se assemelham. A Índia com o seu hinduísmo e o Brasil com o seu cristianismo. Talvez por isso as desigualdades sociais sejam tão grandes nesses países e talvez por isso a recíproca seja verdadeira: países menos religiosos apresentam maior grau de desenvolvimento e melhor qualidade de vida. Na Índia, há excesso de crenças e de deuses (milhares deles) e onde a religião impera...
Sobre o vídeo:
O vídeo acima (imagens e narração em Inglês, produção da National Geographic) foi por mim editado, traduzido e legendado, não com a intenção de chocar ou causar sensacionalismo, mas para mostrar um exemplo visual, explicado em minúcias, de como se processam e se cultuam as lendas e mitos religiosos e o que a crença produz no comportamento das pessoas crentes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...