"Vivemos ainda nesse estranho regime que associa a moralidade à crença religiosa, como se existisse alguma relação entre religiosidade e comportamento moral, como se não soubéssemos nada sobre a lambança feita pelos padres com as crianças e adolescentes – para não falar dos séculos de lambança obscurantista e anticientífica promovida pelas religiões..." Idelber Avelar

sábado, 29 de janeiro de 2011

REFLEXÃO DO DIA - FRIEDRICH NIETZSCHE

"– 'Somente uma coisa é necessária'... Que todo homem, por possuir uma 'alma imortal', tenha tanto valor quanto qualquer outro homem; que na totalidade dos seres a 'salvação' de todo indivíduo um possa reivindicar uma importância eterna; que beatos insignificantes e desequilibrados possam imaginar que as leis da natureza são constantemente transgredidas em seu favor – não há como expressar desprezo suficiente por tamanha intensificação de toda espécie de egoísmos ad infinitum, até a insolência. E, contudo, o cristianismo deve o seu triunfo precisamente a essa deplorável bajulação de vaidade pessoal – foi assim que seduziu ao seu lado todos os malogrados, os insatisfeitos, os vencidos, todo o refugo e vômito da humanidade. A 'salvação da alma' – em outras palavras: 'o mundo gira ao meu redor'..."
Nietzsche

Um comentário:

  1. Há um filósofo do qual se tem falado muito nos últimos tempos, tendo em vista que suas ideias ainda permanecem atuais.

    O pensamento nietzschiano se baseia no conceito de elevar A RAZÃO ACIMA DE TODAS AS COISAS e que a liberdade humana deveria ser valorizada. Acreditava que a democracia e o cristianismo tornavam as pessoas em escravos, pois estes estavam sob o domínio ideológico criado por eles. Dizia que estes estavam procurando impor ao mundo uma ordem fixa.
    Entretanto, em seu pensamento, a degradação das antigas verdades fez com que o Deus do cristianismo viesse a morrer, então declara:
    “Deus está morto!”

    Friedrich Nietzsche disse...discordo dele, mas minha divergência é totalmente diferente da divergência dos outros que discordam. Nietzsche diz: “Deus está morto, agora nós queremos que o super-homem viva”.
    É claro que os cristãos discordam, os muçulmanos discordam, os hindus discordam, os budistas discordam; todos foram contra Nietzsche.

    Também sou contra, mas meu motivo é que Deus não está morto porque nunca esteve vivo. Até mesmo dizer “Deus está morto” é aceitar que ele existiu e que agora não existe mais. Não. Em primeiro lugar, Deus jamais existiu.

    O ser humano esteve vivendo sob uma ficção. Porém se Niet disse: “Deus está morto e o homem é livre”. Concordo com essa sentença. Em uma frase ele disse tudo: o homem só pode ser livre se Deus estiver morto; se Deus estiver vivo, então o homem não pode ser livre, de fato o homem não pode existir.

    http://livrodeusexiste.blogspot.com.br/2012/07/nietzsche-o-filosofo.html

    http://irreligiosos.ning.com/profiles/blogs/friedrich-nietzsche

    Colaborou, Oiced Mocam

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...