"Vivemos ainda nesse estranho regime que associa a moralidade à crença religiosa, como se existisse alguma relação entre religiosidade e comportamento moral, como se não soubéssemos nada sobre a lambança feita pelos padres com as crianças e adolescentes – para não falar dos séculos de lambança obscurantista e anticientífica promovida pelas religiões..." Idelber Avelar

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

SOBRE DEUS

Gabriel informa: Texto bom - Sobre Deus


Enviado por e-mail Gaco Costa"
Este remetente é verificado pelo DomainKeys"Gaco Costa"  

GABRIEL
Tente ler até o final antes de me xingar.


                        
"Às vezes as pessoas me perguntam o motivo que me levou a não acreditar em Deus, ou em qualquer tipo de divindade. A resposta pra isso é bem simples: Por que eu acreditaria? Depois que estudei o suficiente pra chegar a uma conclusão por conta própria e decidi por um fim em toda essa tentativa de manipulação pela religião, foi fácil ver o que realmente se esconde por trás das igrejas. Foi triste, porém fácil, entender todos esses anos de história, todas as palavras e todas as contradições que existem na bíblia.   
O que a maioria das pessoas que me cercam, e às vezes me odeiam por minha decisão, não sabe, é que eu me pergunto todos os dias o que levou você a acreditar em sua divindade, seja ela qual for.  Quando exponho essa questão o que mais ouço é: "Foi o que aprendi desde criança". Será que essas pessoas nunca pararam pra se perguntar o que mais existe na vida? Será que elas nunca tiveram vontade de serem livres? Ou de ver que não importa o problema, nós ainda vivemos em um lugar lindo, que esta sendo destruído aos poucos e que ao invés de juntarmos nossas mãos e rezar poderíamos estar la fora ajudando e aproveitando nossa única vida?
Confesso que foi difícil aceitar que não existe nada nem ninguém la fora zelando por mim e também foi difícil admitir que essa vida é nossa única chance de fazer alguma coisa, pois nós não teremos outra. Não existe um paraíso, nem um inferno.
Bem, assim você pode se perguntar então, pra que vale a pena viver? E também pode me acusar de não ter amor no coração. Uma coisa bem diferente é não ter deus no coração, outra é não ter amor no coração. Eu acredito no amor, na paz, na vida e nos sonhos. É por isso que vale apena viver. Mas não por que alguém deixou escrito em um livro que deveria ser assim, mas sim por que eu sei e entendo a importância de todas essas coisas no mundo, eu aprendi isso sem que ninguém precisasse me ensinar.
Uma questão que esse tipo de reflexão sempre me traz, é uma boa reflexão sobre os bons e velhos Dez mandamentos.
Vamos falar um pouco Sobre eles:

1º - Amar a Deus sobre todas as coisas.

Nós já começamos a ver certo egoísmo de um ser tão bom e supremo logo no inicio.
2º - Não fazer imagens para adoração
Mas, então o que são os santos?

3º – Não tomar seu santo nome em vão.

Creio que esse não tem o mínimo fundamento. Até eu que não acredito em Deus uso seu nome em vão.
São expressões idiomáticas que ficam guardadas e saem sem que a gente nem perceba: "Ah meu Deus", "Santo Deus", "Eu juro por Deus" e etc.
4º – Guardar o dia de sábado
Sim, claro. Se você é um bom fiel deve guardar o dia de sábado. Pois foi nesse dia que Deus descansou. Mas, porque que Deus precisou descansar mesmo? Você tem que concordar comigo que não faz nenhum sentido um ser divino se cansar, ou estou errada?

Sobre os próximos, cabe comentário único:
5º – Honrar pai e mãe.
6º – Não matar.
7º – Não adulterarás.
8º – Não furtar.
9º – Não levantar falso testemunho.

10º - Não desejar a mulher do próximo nem cobiçar nenhum de seus bens.
Então quer dizer que se não tivesse escrito na bíblia que você não pode roubar, matar, trair, furtar, mentir e invejar, então você faria isso. Porém, você não faz porque se você fizer cairá um castigo sobre tua cabeça. É isso?
O que é irônico é que eu ouço tanta gente dizer que eu não tenho coração, porém quando eu paro pra pensar, o que a igreja católica fez com seus fies quando omitiu três livros das escrituras sagradas, não foi mentir? E a Santa inquisição, não foi matar? E quando os ministros de igrejas evangélicas usam o dinheiro dado a "deus" para construir suas mansões, isso não seria roubar?
Será que eu estou engana ou todas essas palavras têm outros significados.

Apesar de tudo isso, eu defendo o direito de se acreditar no que se quiser, contanto que isso não traga mal a ninguém. Tenho amigos cristãos que são ótimas pessoas e já tive amigos que deixaram de falar comigo ao se tornarem cristãos ou ao saber que eu não acredito em Deus. Pois ao se deparar com alguém diferente eles simplesmente viram as costas e partem. Eu não guardo magoa de ninguém, até porque eu sei que essas pessoas estão assustadas com o fato de existir alguém que pense diferente. Mas eu continuo lutando, todos os dias, até mesmo por essas pessoas, essas que me negaram, eu luto pelo conhecimento e pela fraternidade. Eu luto pelos cristãos, pelos ateus, agnósticos, animistas, panteístas, cientologistas, céticos, pelos homossexuais, pelas mulheres e por todos que querem falar, mas não podem. Eu luto pelo direito que nós temos de ser quem nós quisermos ser e dizer o que quisermos dizer. Porém sendo nós mesmos, sem ninguém para controlar nossas vidas".

Pra terminar:

"Se as pessoas são boas só por temerem o castigo e almejarem uma recompensa, então realmente somos um grupo muito desprezível "
– Albert Einstein
 
Fonte:  Ateus.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...