"Vivemos ainda nesse estranho regime que associa a moralidade à crença religiosa, como se existisse alguma relação entre religiosidade e comportamento moral, como se não soubéssemos nada sobre a lambança feita pelos padres com as crianças e adolescentes – para não falar dos séculos de lambança obscurantista e anticientífica promovida pelas religiões..." Idelber Avelar

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

DE ONDE VEIO DEUS?

DE ONDE VEIO DEUS?
William Pereira da Silva


Somos seres pensantes com liberdade e livre arbítrio para pensarmos como quisermos analisando, deduzindo, questionando tudo a nossa volta. Somos seres dotados da filosofia, estudo que se caracteriza pela intenção de ampliar incessantemente a compreensão da realidade, no sentido de apreendê-la na sua totalidade, quer pela busca da realidade capaz de abranger todas as outras, o Ser (ora 'realidade suprema', ora 'causa primeira', ora 'fim último', ora 'absoluto', 'espírito', 'matéria', etc.), quer pela definição do instrumento capaz de apreender a realidade, o pensamento (as respostas às perguntas: que é a razão? o conhecimento? a consciência? a reflexão? que é explicar? provar? que é uma causa? um fundamento? uma lei? um princípio? etc.), tornando-se o homem tema inevitável de consideração. Podemos ainda dizer que somos dotados de razão, sabedoria, popularmente podemos citar a filosofia como UM MODO DE PENSAR.
A liberdade de pensar leva-nos a um dilema entre a realidade vivida e os pensamentos internos conflitantes sobre a nossa existência neste mundo com as teorias e explicações sobre os fenômenos naturais e sobrenaturais apresentadas pelos seres humanos já existentes na terra antes da nossa chegada como ser vivo. Tudo que aprendemos vem de outras pessoas, das concepções já existentes.
DE ONDE VEIO DEUS? Vamos tentar responder esta pergunta.
A nossa mente a partir do momento do nosso nascimento é praticamente limpa, o que existe nela vem da carga genética herdada de nossos pais e antepassados, temos praticamente somente instalado no cérebro as informações básicas de sobrevivência, tudo realizado de forma instintiva agindo como qualquer outro animal, tudo que fazemos é buscar o alimento para desenvolvimento e manutenção do corpo. A dependência nos outros seres é total, não conseguiríamos viver sem ajuda, é praticamente impossível viver sem o outro.
A aprendizagem acontece no nosso cérebro como uma fotografia que vai sendo revelada, aos poucos vai surgindo às imagens. É preciso muito tempo para aprender o que nos ensinam sobre tudo, não sabemos praticamente de nada, aprendemos através dos sentidos existentes como visão, audição, tato, paladar e olfato, esses são os mecanismo de entrada de tudo que precisamos para aprender e desenvolver nosso cérebro. Por muito tempo não temos em nós o pensar DEUS, nascemos sem um DEUS em nós, obviamente até certo período de nossas vidas somos ATEUS o que há é a inexistência de Deus, somos alheios a isto, não precisamos de tais pensamentos somos dependentes somente dos outros que nos cercam.
Com o passar do tempo vamos sendo instruídos a pensar em DEUS, dependendo do tempo, do local, da cultura e dos costumes existentes onde nascemos. Aos poucos vão colocando na gente a concepção de um DEUS que também foram repassados para eles da mesma forma que acontece conosco, há uma continuidade insistente que dura milênios como os mesmos ensinamentos para gerações e gerações das concepções dos Milhares de Deuses que existiram, existem e existirão. Estamos criando Deuses a cada momento.
Na cultura vigente na nossa realidade aqui no Brasil somos predominantemente Católicos, ( consideremos os protestantes como católicos dissidentes da linhagem de LUTERO) existem várias outras religiões, mas predomina as que evangelizam através dos ensinamentos de Cristo retirados de um Livro, a Bíblia. Essencialmente analisaremos por este ponto de vista como foi colocado DEUS na doutrinação católica baseada na realidade de nosso povo, a forma não difere muito em outros países e culturas diferentes com suas religiões, as formulas são semelhantes.
Tudo veio da Bíblia. Nossos pais levados pela pressão social que disfarçadamente rejeita aqueles que não aderem a uma religião existente na comunidade, quanto menor a cidade maior a pressão para a conversão a uma religião, são induzidos a levarem seus filhos as igrejas desde cedo, ainda quando são isentos da concepção DEUS. Essa criança inocente, pura, mente vaga e propicia aos ensinamentos que não podem fugir. Uma criança sem vontade própria sempre sendo induzida a seguir aqueles que os cercam, são dominadas facilmente e induzidas a crer naquilo que a comunidade quer que creiam. Eis a formula como acontece a colocação de um Deus em nossa mente.
Essa criança que nada sabe vai assimilando os ensinamentos bíblicos sem saber questionar nada, é levado a crer que este livro é a unica verdade existente sobre um DEUS escrito por pessoas como nós há muito, muito tempo atrás. O grande questionamento vem a ser TUDO QUE ESTÁ ESCRITO NESTA BÍBLIA É VERDADE? QUEM A ESCREVEU? COMO PENSAVAM E QUE INTERESSES TINHAM AO ESCREVER ESTE LIVRO? ERAM AUTÊNTICAS AS ESCRITURAS ANTIGAS PESQUISADAS? PODERIAM MUDAR O CONTEÚDO DESTE LIVRO DE ACORDO COM OS INTERESSES DOS GOVERNANTES? Muitas são a interrogações e indagações sobre a Bíblia que uma criança jamais poderia fazer. Eis a grande força e manutenção das religiões e de DEUS que depois de colocada fica difícil tirar, mas é possível através de pesquisas e estudos da literatura universal.

A única fonte conhecida sobre o Deus apresentado é a Bíblia Sagrada, livro contendo mais dúvidas que certezas, tudo suscita desconfiança neste livro, tem de acreditar nele numa fé cega sem questionamentos. Uma história de um povo, sua saga de colonizado e colonizadores, explorado e exploradores liderados por um profeta sanguinário protegido de um DEUS imaginário criado por eles para invadir e dominar as regiões por onde passava. O grande Moises foi um líder impiedoso levando seu povo a saquear e destruir outros povos habitantes daquelas regiões citada na Bíblia, outros povos que já estava na sua terra vivendo tranquilamente com sua cultura e seus costumes, por não querer ou acreditar no Deus de Moisés eram aniquilados, massacrados, escravizados. Depois falam de um messias prometido que veio ao mundo pregando a paz e o amor levando mais ainda muitos a morte e a destruição por acreditar nele e mesmo depois de dois mil anos pregando a sua mensagem o mundo fica cada vez pior. Acredita-se ser O Jesus Cristo um MITO criado baseado em outras religiões primitivas, e idéias filosóficas da antiga Grécia. Tudo é suspeito, tudo é dúvida. Toda força de Deus e das religiões é a grande imaginação humana com seu poder extraordinário inventivo de criação. Criamos DEUS para suprir nossas infinitas deficiências e carência neste mundo e universo incompreensível. DE ONDE VEIO DEUS? - DA NOSSA IMAGINAÇÃO.

2 comentários:

  1. William:
    Tentei postar um comentário a este seu excelente artigo, mas não consegui (volto mais tarde)

    ResponderExcluir
  2. COMO TUDO COMEÇOU – A primeira crença ilusória e os primeiros deuses

    A origem da Religião e o primeiro Deus, são assuntos de controvérsia. Provavelmente, a primeira atitude religiosa do homem foi o naturalismo religioso, isto é, a adoração de objetos e fenômenos da Natureza. A seguir, em vez do culto do objeto físico passou a reverenciar o espírito ou a alma do objeto ou fenômeno.

    Mas a teoria mais aceitável, parece ser a seguinte:

    Suponhamos que morreu o chefe de uma tribo, que em vida foi um líder temido. Mas depois de morto, passou a ser ainda mais temível, porque seu corpo-sombra ficou invisível e ninguém sabia quando iria atacar as infelizes criaturas que por ventura lhe caíram em desagrado. Para cair nas boas graças dele, fazia-se necessário cativá-lo com muitos presentes e orações. Ele era um espírito terrível e poderoso. Trovejava e relampejava (na tempestade), ocorriam eclipses, trazia doenças e mortes aos que lhe desagradavam e assegurava a vida aos recém-nascidos. O homem primitivo, naturalmente, não suspeitava que o ato sexual tivesse relação com a produção de uma nova vida.
    Além disso, esse poderoso espírito-sombra controlava ainda alguma coisa de misterioso que pairava no ar: a Sorte. Às vezes ele vinha ajudá-los, outras vezes, não vinha. Um dia dois amigos partiram para a caça ou à batalha: um morria e outro se salvava. A sorte fora favorável a um e desfavorável a outro. Por quê ? Talvez por causa de um ato importante que um deles praticara ou deixara de fazer. Mas quem podia afirmar ? Ora, havia sábios na tribo que se propunham descobrir esse mistério e se tornaram peritos na previsão da Sorte, mágicos Sagrados, e, por fim Xamã – uma mistura de bruxo, feiticeiro e sacerdote. Passaram a informar o que se devia fazer ou deixar de fazer para conseguir a graça aos olhos do seu chefe-sombra, seu Deus e obter uma dose razoável de boa sorte. Esses sacerdotes deviam ser rigorosamente obedecidos, pois a desobediência se pagava com a morte.
    Os primeiros deuses foram os espíritos gloriosos dos chefes mortos quando esses tinham alguma sensibilidade especial. Fincaram no solo um poste, ou uma pedra, no lugar do encontro, e disse para o homem-animal: esteja aqui na próxima vez que a luz que muda (a Lua) estiver redonda, e nos encontraremos de novo. O marco era uma espécie de presente misterioso para entrar em contato com Ele. Passaram a ajoelhar-se e orar diante Dele e matavam seus semelhantes que se recusassem a acreditar Nele. Os vestígios arqueológicos mostram que os corpos eram sepultados junto a ornamentos, armas e comida, o que demonstra que nossos antepassados não encaravam a morte como um fim definitivo.
    O homem passou a reverenciar o espírito ou a alma do objeto ou fenômeno. TEXTO COMPLETO em:

    http://livrodeusexiste.blogspot.com/2010/04/como-tudo-comecou-primeira-religiao-e.html

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...