"Vivemos ainda nesse estranho regime que associa a moralidade à crença religiosa, como se existisse alguma relação entre religiosidade e comportamento moral, como se não soubéssemos nada sobre a lambança feita pelos padres com as crianças e adolescentes – para não falar dos séculos de lambança obscurantista e anticientífica promovida pelas religiões..." Idelber Avelar

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

OS EGÍPCIOS , O MITRAÍSMO E SUA INFLUÊNCIA NA CRIAÇÃO DO CRISTIANISMO

OS EGÍPCIOS , O MITRAÍSMO  E SUA INFLUÊNCIA NA CRIAÇÃO DO  CRISTIANISMO.
William Pereira da Silva
http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1197233

Assisto diariamente na  televisão a cabo de Mossoró, a TCM, os canais History Channel e National Geographic, dois canais voltados para assuntos relacionados a ciência, meio ambiente, tecnologia, ecologia, medicina, religião, esportes, universo. Uma infinidade de temas realmente esclarecedores nas diversas áreas do conhecimento humano. Conheci  nestes canais O LIVRO EGÍPCIOS DOS MORTOS E A RELIGIÃO DE MITRA, fiquei impressionado como estes dois fatores estão associados a criação da religião Cristã e a formação do catolicismo.
Particularmente fiquei impressionado com o conhecimento do Livro Egípcios dos Mortos datado da época do Império Novo, período da história do Antigo Egipto que se inicia por volta de 1580 a.C. e termina em 1160 a.C.. No entanto, a obra recolhe textos mais antigos - do Livro das Pirâmides (Império Antigo) e do Livro dos Sarcófagos (Império Médio). Vejamos a concepção deste livro e compare com a doutrina cristã. Alguns estudiosos acreditam que Jesus Cristo, ou quem escreveu a bíblia, teve influência direta desta cultura dos Egpcios, quem proclamou o Novo Evangelho, o cristianismo, teve conhecimento e influencia direta do Livro dos Mortos, conviveu diretamente com essa cultura. Livro dos Mortos é a designação dada a uma colectânea de feitiços, fórmulas mágicas, orações, hinos e litanias do Antigo Egito, escritos em rolos de papiro e colocados nos túmulos junto das múmias. O objetivo destes textos era ajudar o morto na sua viagem pelo mundo subterrâneo, afastando eventuais perigos que este poderia encontrar na viagem para o Além. Embora não tenha sido escrito como livro de síntese teológica, constitui uma das principais fontes para o estudo e compreensão da religião egípcia. O livro dos Mortos se encontra na Secção do Livro dos Mortos no Museu Egípcio do Cairo e  o Papiro de Ani, com um total de 24 metros,  se acha atualmente no British Museum, em Londres.
 Seria impossivel dar uma compreenssão geral do Livros dos Mortos neste pequeno texto, sugiro uma pesquisa na internet onde terão um estudo melhor sobre o aassunto, como também o que se refere ao estudo do Mitraísmo e sua inserção na religião católica/cristão. Tenho certeza, quem pesquiar, ler, se aprofundar no assunto irá mudar de opinião sobre as religiões. Resta uma pergunta, porquê não nos ensinam isso nas igrejas e nas escolas no ensino fundamental?
O Mitraísmo vem da religião pagã romana,   foi uma religião de mistérios nascida na época helenística (provavelmente no século II a.C.) no Mediterrâneo Oriental, tendo se difundido nos séculos seguintes pelo Império Romano.
Segundo Lealcy B. Junior, Os rituais do budismo, do mitraísmo e do cristianismo são muito semelhantes. Horus foi o deus solar e redentor dos egípcios. Horus, como os deuses já citados, também nasceria de uma virgem. O nascimento de Horus era festejado a 25 de dezembro. Amenófis III criou um mito religioso que depois foi adaptado ao cristianismo. Trata-se da anunciação, concepção, nascimento e adoração de Iath. Nas paredes do templo, em Luxor, encontram-se os referidos mistérios. Baco, o deus do vinho, foi também um deus salvador. Teria feito muitos milagres, inclusive a transformação da água em vinho e a multiplicação dos peixes. Em criança, também quiseram matá-lo. Adonis era festejado durante oito dias, sendo quatro de dor e quatro de alegria; as mulheres faziam as lamentações, como carpideiras.
O rito do Santo Sepulcro foi copiado do de Adonis. Apagavam todos os círios, ficando apenas um aceso, o qual representava a esperança da ressurreição. O círio aceso ficava semi-escondido, só reaparecendo totalmente no momento da ressurreição, quando então o pranto das mulheres era substituído por uma grande alegria. Também os fenícios, muitos milênios antes, já tinham o rito da paixão, do qual copiaram o rito da paixão de Cristo. Todos os deuses redentores passaram pelo inferno durante os três dias entre a morte e a ressurreição. Isto é o que teria acontecido com Baco, Osiris, Krishna, Mitra e Adonis. Nestes três dias, os crentes visitavam os seus defuntos, segundo Dupuis, em "Lè Origine des tous les cultes".
Pelos primeiros 280 anos da história cristã, o Cristianismo foi banido pelo Império Romano, e os cristãos foram terrivelmente perseguidos. Isto mudou depois da "conversão" do Imperador Romano Constantino. Constantino "legalizou" o Cristianismo pelo Edito de Milão, em 313 d.C. Mais tarde, em 325 d.C., Constantino conclamou o Concílio de Nicéia, em uma tentativa de unificar o Cristianismo. Constantino imaginou o Cristianismo como uma religião que poderia unir o Império Romano, que naquela altura começava a se fragmentar e a se dividir. Mesmo que isto aparente ser um desenvolvimento positivo para a igreja cristã, os resultados foram tudo, menos positivos. Logo Constantino se recusou a abraçar de forma completa a fé cristã, mas continuou com muitos de seus credos pagãos e práticas. Então, a igreja cristã que Constantino promoveu foi uma mistura de verdadeiro Cristianismo e paganismo romano. Resumindo, Constantino Juntou o Cristianismo e o Mitraísmo e criou o catolicismo por interesse do império romano.
Nas profecias de Nostradamus tem citações sobre a decadência e abandono de muitos fiéis da religião católica e outras religiões, se levarmos em conta ser isso uma verdade deve estar acontecendo neste século, neste milênio, devido às descobertas da ciência, da arqueologia e os conhecimentos da tecnologia como também do Universo.
Caso tudo isso sobre o Livro dos Mortos e o Mitraísmo for verdade e comprovado nos mostra as mentiras imposta pelo Vaticano aos povos do mundo.

 
PROFESSOR WILLIAM PEREIRA DA SILVA
Publicado no Recanto das Letras em 26/09/2008
Código do texto: T1197233
 
 COMENTÁRIOS. PARA LER CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES

06/06/2010 17:55 - João
o amigo DANJUNIOR não pode esquecer que o Livro dos mortos do Antigo Egito, é uma coletânea de livros muito mais antigos do que o tempo em que os descendentes de Abraão. Pois o Antigo Testamento foi desenvolvido quando a Elite Intelectual Judaica estava cativos na Babilônia 586 AEC e lá permaneceram por 70 anos. A Babilonia era um grande centro intelectual e com isso deveria ter Bibliotecas onde os Eruditos Judeus colheram todas as informações necessárias para a criação de uma História do Povo Judeu, dando assim um sentido de unidade a uma nação cujo povo estava disperso pelo mundo.Tinha que ser uma História centrada em um DEUS único, pois os judeus consideravam-se o único povo eleito.Tinham que ter um Patriarca que fizesse um pacto com o DEUS Supremo ,...o resto é só ler no VT.
13/05/2010 22:38 - Renato
Juro que comecei a procurar sobre a origem da maçonaria e acabei encontrando algo sobre o mitraismo na verdade quanto mais tento entender mais fico confuso acho que essa era a ideia de todas as religiões ter um aspecto místico e engmático para o povo ficar preso pela dúvida!!!
15/11/2009 22:12 - Carlos R. Mor
Acredito que possa ser verdade,ja que Cristo não voltou ate hoje pra desmentir.Porem e mais facil acreditar em alguma coisa que nos confortem,porque ninguem sabe o que acontece apos a morte.Isso foi um dos motivos que levou o homem a criar religiões.
09/09/2009 14:40 - Marlon F. da C. Santos
Saudaçoes companheiro... Fico muito feliz em saber que neste "rebanho" desgovernado e descontrolado que emcontra-se neste momento na terra, com suas ilusões: 'Religiao,Estado,Politicos'. Há você com sua praticidade e Esclarecimento para abrir nossas mentes para uma nova era. Onde a Técnica e ciencia irá prosperar, e o IDEALISMO em que a maioria da humanidade vive será EXTINTO!!!! CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ
20/12/2008 20:37 - danjunior
Amigo, não se empolgue muito com tudo que assiste nestes canais. Também sou fã deles, mas é preciso conhecimento e olhar crítico. No caso do Livro dos Mortos, é importante lembrar que ele foi produzido no período em que os descendentes de Abrãao viveram no Egito. Ao contrário do que os "estudiosos" dizem, por que não acreditar no contrário, isto é, que as crenças egpicias sofreram influencia da fé monoteista de Israel?
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...