"Vivemos ainda nesse estranho regime que associa a moralidade à crença religiosa, como se existisse alguma relação entre religiosidade e comportamento moral, como se não soubéssemos nada sobre a lambança feita pelos padres com as crianças e adolescentes – para não falar dos séculos de lambança obscurantista e anticientífica promovida pelas religiões..." Idelber Avelar

sábado, 8 de janeiro de 2011

REFLEXÃO DO DIA - OS SONHOS



"Má compreensão do sonho. – Nas épocas de cultura tosca e primordial o homem acreditava no sonho conhecer um segundo mundo real; eis a origem de toda metafísica. Sem o sonho, não teríamos achado motivo para uma divisão do mundo. Também a decomposição em corpo e alma se relaciona à antiqüíssima concepção do sonho, e igualmente a suposição de um simulacro corporal da alma, portanto a origem de toda crença nos espírito e também, provavelmente, da crença nos deuses: 'Os mortos continuam vivendo, porque aparecem em sonho aos vivos': assim se raciocinava outrora, durante muitos milênios".

Nietzsche


Um comentário:

  1. Um dos filósofos que me despertou para a Filosofia foi Schopenhauer, na ocasião estava muito ligado ao Budismo, que hoje deixei de lado pela maneira como Buda vê o mundo, um lugar que não vale a pena viver. Quanto a Schopenhauer, consequentemente, um pessimista, também não vejo a coisa por este ângulo, o Hinduísmo que o influenciou muito também, é uma religião pesada demais, repleta de preconceitos contra a mulher e contra a classe dos mais pobres.
    Estou dando esta volta para chegar nos sonhos, que são como válvulas de escape, porque a vida neste mundo é uma barra, não nego, por isso, são necessários para evitar o que chamamos de piração. Na verdade, os sonhos são tudo aquilo que somamos no nosso dia a dia, existem muitas coincidências que são tidas como avisos, ninguém sonha o que nunca vivenciou, no dia em que isso acontecer, aí sim, tem alguma coisa.
    Não sei ao certo, o filósofo francês, Michel Onfray lançou recentemente um livro onde ele chama de charlatão o nosso famoso Freud, com sua psicanálise inútil.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...