"Vivemos ainda nesse estranho regime que associa a moralidade à crença religiosa, como se existisse alguma relação entre religiosidade e comportamento moral, como se não soubéssemos nada sobre a lambança feita pelos padres com as crianças e adolescentes – para não falar dos séculos de lambança obscurantista e anticientífica promovida pelas religiões..." Idelber Avelar

terça-feira, 3 de agosto de 2010

VOCÊ SABE QUEM ESCREVEU A BÍBLIA?





VOCÊ SABE QUEM ESCREVEU A BÍBLIA?
William Pereira da Silva
A revista SUPERINTERESSANTE no mês de dezembro de dois mil e oito, edição 259 trás uma matéria com este título " QUEM ESCREVEU A BÍBLIA?", escrito por José Francisco Botelho, design de Jorge Oliveira e ilustração de Sattu, páginas 59 a 67. Na capa tem um comentário que relata o seguinte " A religião diz que ela veio de Deus. Mas novas evidências revelam como os textos sagrados foram escritos – e manipulados pelos homens. Conheça os verdadeiros autores da Bíblia. E o real significado do que eles disseram".

A matéria mostra quem foram seus possíveis autores, sua primeira versão em que Deus criava o mundo em apenas um dia – e fazia isso com a ajuda do homem. As manipulações dos monges que copiavam as escrituras e mudaram os textos para atacar seus desafetos: as mulheres e os mulçumanos. As sacanagens contidas em alguns trechos, os milagres absurdos, suas contradições. Como o livro sagrado evoluiu ao longo dos tempos, a revelação do evangelho de Madalena, a bíblia segundo Marcião – uma bíblia bem diferente da que conhece hoje. Descreve sobre a Bíblia Judaica, a Septnaginta, o Novo Testamento, a Bíblia Católica, a Ortodoxa e a Protestante. As mudanças significativas quando foi traduzida do latim para outras línguas e tem um fato interessante quando o professor Tyndale traduziu tudo para o inglês sem autorização do clero e terminou na fogueira, mas seu trabalho foi aceito pelos ingleses que ate hoje tem "A Bíblia do Rei James" adotada, sendo a mais lida nos países da língua inglesa. É uma matéria de encher os olhos e a mente daqueles que buscam entender o significado da Bíblia e não a tem como um livro que tem as verdades absolutas das religiões e da vida.

Saindo da revista SUPERINTERESSANTE vou até o site ateus. Net, (http://ateus.net/artigos/escrituras/sobre_a_biblia_sagrada.php) onde tem um excelentíssimo artigo do autor Robert G. Ingersoll com o título "SOBRE A BÍBLIA SGRADA" , nele podemos ler sobre a Origem da Bíblia. Nos subtítulos leremos também sobre onde o Velho Testamento é Inspirado, Os Dez Mandamentos, Que Valor Tem tudo Isso, Jeová Era Um Deus de Amor?, A Administração de Jeová, O Novo Testamento, A Filosofia de Cristo, Cristo É Nosso Exemplo? Por Que Deveríamos Colocar Cristo No Ápice ou Acima Da Raça Humana? Inspiração, A Verdadeira Bíblia e Notas do Tradutor.

Estou escrevendo este texto para pessoas que tem a curiosidade, a coragem de ler outras considerações sobre a Bíblia sem o véu do fanatismo, da obediência cega, da alienação, pessoas que procuram entender o mundo dentro de uma visão mais ampla sem as amarras das religiões, pessoas com a ousadia da realizar pesquisas e agir como autodidatas. Transcrevo alguns trechos, do inicio e do final, apresentados no excepcional, extraordinário artigo do autor Robert G. Ingersoll, escrito no ano de 1894, apresentado no site ateus net, para apreciação e estimulo a leitura:

"Alguém precisava dizer a verdade sobre a Bíblia. Os padres não ousariam, pois seriam expulsos de seus púlpitos. Os professores nas faculdades não ousariam, pois perderiam seus salários. Os políticos não ousariam, pois seriam derrotados. Os editores não ousariam, pois perderiam seus leitores. Os comerciantes não ousariam, pois perderiam seus clientes. Os homens de prestígio não ousariam, temendo perder seus admiradores. Nem mesmo os balconistas ousariam, pois poderiam ser despedidos. Então resolvi fazer isso eu mesmo.

Há milhões de pessoas que crêem que a Bíblia é a palavra inspirada por Deus – milhões que pensam que este livro é um báculo e um guia, um conselheiro e um consolador; que preenche o presente com paz e o futuro com esperança – milhões que crêem que é a fonte da lei, da justiça e da clemência, e que o mundo deve sua liberdade, riqueza e civilidade aos seus sábios e benignos ensinamentos – milhões que acreditam que este livro é a revelação da sabedoria e do amor de Deus ao cérebro e coração do homem – milhões que consideram este livro como uma tocha que sobrepuja a escuridão da morte e derrama seu brilho em outro mundo – um mundo sem lágrimas.

Entretanto, esquecem-se de sua ignorância e selvageria, de seu ódio à liberdade, de sua perseguição religiosa; lembram-se do céu, mas esquecem-se do calabouço da dor eterna. Esquecem-se de que aprisiona a mente e corrompe o coração. Esquecem-se de que é um inimigo da liberdade intelectual. A liberdade é minha religião. Liberdade das mãos e da mente – no pensar e no trabalhar. Liberdade é uma palavra odiada pelos reis e amaldiçoada pelos papas. É uma palavra que despedaça tronos e altares – que deixa a coroa sem súditos e as mãos estendidas da superstição sem esmolas. Liberdade é a conseqüência, o fruto da justiça – o perfume da clemência. Liberdade é a semente e o solo, o ar e a luz, o orvalho e a chuva do progresso, o amor e a alegria".

"Por milhares de anos o homem vem escrevendo a verdadeira Bíblia – está sendo escrita dia a dia, e nunca será terminada enquanto o homem tiver vida.

Todos os fatos que conhecemos – os eventos verdadeiramente ocorridos; todas as descobertas e invenções; todas as maravilhosas máquinas cujas engrenagens parecem ter vida própria; todos os poemas; todas as jóias do intelecto; todas as flores do coração; todas as canções de amor – as tristes e as alegres; os grandes dramas da imaginação; as admiráveis pinturas – verdadeiros milagres da forma e da cor, da luz e da sombra; as maravilhosas esculturas que parecem respirar; os segredos contados pelas rochas e pelas estrelas, pelo pó e pelas flores, pela chuva e pela neve, pelo frio e pelo fogo, pelas correntes de ar e pela areia do deserto, pela altura das montanhas e pelas ondas do mar.

Toda a sabedoria que prolonga e enobrece a vida, que previne e cura doenças, que conquista a dor; todas as leis perfeitas e justas que guiam e modelam nossas vidas; todos os pensamentos que alimentam as chamas do amor; a música que transfigura, arrebata e enfeitiça; as vitórias do coração e da mente; os milagres que mãos construíram; as sábias e hábeis mãos daqueles que trabalharam por suas esposas e filhos; as histórias sobre feitos nobres, sobre homens bravos e produtivos, sobre o amor de esposas leais, sobre o amor incondicional das mães, sobre os conflitos em nome da justiça, sobre os sacrifícios em nome da verdade, sobre tudo de melhor que os homens e mulheres do mundo disseram, pensaram e fizeram através dos anos.

Estes tesouros do coração e do intelecto são as verdadeiras Sagradas Escrituras da raça humana."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...