"Vivemos ainda nesse estranho regime que associa a moralidade à crença religiosa, como se existisse alguma relação entre religiosidade e comportamento moral, como se não soubéssemos nada sobre a lambança feita pelos padres com as crianças e adolescentes – para não falar dos séculos de lambança obscurantista e anticientífica promovida pelas religiões..." Idelber Avelar

sábado, 18 de setembro de 2010

SITES E BLOGS DE CÉTICOS, AGNÓSTICOS, IRRELIGIOSOS E ATEUS

13 comentários:

  1. QUAL A NOSSA POSIÇÃO.

    Os seres humanos que usam sua inteligência e criatividade sabem perfeitamente delinear seu próprio destino, baseando no bom senso e na razão. Os demais seguem fanaticamente os ditames da multidão.

    Paulo Luiz Mendonça, autor do livro Crônicas indagações e teorias. Editora Scortecci.

    ResponderExcluir
  2. Manipuladores e manipulados.

    Meu comentário sobre manipuladores e manipulados não é observação de nenhum cientista, sociólogo ou de qualquer ser humano letrado cheio de diplomas na parede ou com muitas teses de pós-graduação. Meus comentários são de uma pessoa comum, sem nenhuma faculdade no meu pobre currículo. Tive apenas o prazer de ter freqüentado a faculdade da vida, a qual eu considero a melhor de todas, pois ela não é discriminatória, todos podem freqüentar, basta apenas saber aproveitar as aulas recebidas durante o curso de nossas vidas. No momento estou fazendo pós-graduação na terceira idade.
    Meu comentário é primeiramente sobre os manipulados os quais tendo um cérebro com um potencial maravilhoso, cujo potencial poderia desvendar mistérios, descobrir novas fontes de conhecimento, enfim caminhar com mais facilidades para um mundo melhor.
    Estas pessoas desprezam preguiçosamente o potencial do seu cérebro e são manipuladas por todos os tipos de manipuladores que existem em nosso país. Como são manipulados? Primeiro pela famigerada mídia que os leva a trabalharem igual um burro de carga para consumir tudo que os comerciais de televisão e rádios incutem em suas cabeças. Estes comerciais usam técnicas de convencimento especiais, usam os truques mais variados de indução, o governo é conivente, pois quanto mais consumo mais impostos entra nos cofres do estado. Outros tipos de manipuladores são os políticos Os quais conseguem montarem verdadeiros currais eleitorais. Em minha opinião, salvo raras e honrosas exceções, são todos iguais não há santos, a maioria trabalha sempre visando o próprio interesse, mas os pobres manipulados acreditam com tanto fanatismo nestes políticos que são capazes de brigar ou darem suas vidas para defendê-los. Falamos agora de outro tipo de manipulação, a meu ver a pior de todas as quais são as igrejas cristãs aqui em nosso país. A manipulação do nosso povo está as raias do absurdo. Os falsos profetas estão montando verdadeiros impérios de poder e dinheiro. Os pobres manipulados estão tão fanatizados, que não conseguem ver o absurdo em que estão se metendo. O governo, neste caso também é conivente, porque enquanto o povo desvalido busca os fazedores de milagres de baciadas, os doentes se afastam dos hospitais do SUS dando um pouco de folga aos precários atendimentos, mas o governo está cometendo um grave erro, porque este movimento religioso está montando um poder paralelo em nosso país é só observar o crescimento da bancada evangélica no nosso congresso.
    Para evitar esta situação de manipulados e manipuladores, é só sabermos usar nosso cérebro com eficiência. Nossas faculdades mentais são primorosas, são melhores e mais avançadas do que os mais avançados computadores. O que devemos fazer é somente usar nosso cérebro, aproveitando todo seu potencial, não ter preguiça mental e não se deixar levar pelos manipuladores, os quais nos transformam em Maria vai com as outras ou bodes embarcados.
    Nós podemos ser liderados e não manipulados, sei que a maioria das pessoas prefere ser lideradas por alguém é mais cômodo, mas ser manipuladas e outra historia, não devemos nunca permitir isso, ser manipulada é no mínimo falta de inteligência do manipulado. Nós podemos ser liderados por um partido político sério, por um líder religioso sério, mas nunca se esquecer de fiscalizá-lo em suas atitudes, cabe a nós aprovar sua conduta de líder e não deixar que ele decida tudo o que bem quiser só porque é o líder. Gente vamos abrir nossa mente, estamos no século 21 vamos tirar nossa mente da idade media e transportá-la para nossa era, vamos atualizá-las e fugir das mesmices do passado.

    Paulo Luiz Mendonça autor do livro Crônicas indagações e teorias. Editora Scortecci.

    ResponderExcluir
  3. Não cai uma folha da árvore se Deus não permitir.

    O que esta passagem da bíblia diz, é que Deus tem o controle total da natureza, conseqüentemente tudo que acontece tem seu aval.
    Penso eu que todos que acreditam em Deus têm a convicção que realmente Deus tem o controle de tudo.
    Minha humilde pergunta é, porque houve a permissão divina para que um terremoto de grandes proporções atingisse o Haiti? Um país de um povo miserável, pobre e desvalido, um povo os quais em sua maioria vivem abaixa da linha da pobreza quantas crianças, jovens e velhos morreram esmagadas nos escombros, quantas pessoas pobres e miseráveis estão desabrigadas, e expostas a diversos tipos de doenças. Eu pergunto novamente será que Deus tem mesmo poder sobre todas as coisas?
    Diz na bíblia que Sodoma e Gomorra foram destruídas pela ira de Deus, porque seu povo estava pervertido, pergunto novamente onde tinha perversão no Haiti? Se por acaso tinha algumas, era de uns poucos, e os inocentes tiveram que pagar pelos pecadores como se explica isso. Sei que há sempre respostas dos religiosos para a defesa de todos os fatos. Mas a lógica e o bom senso nos leva a pensar um pouco mais sobre o assunto. Não devemos acreditar, somente porque aprendemos a acreditar, temos que ter coerência e analisar tudo de uma maneira lógica.

    Paulo Luiz Mendonça. Autor do livro, Crônicas Indagações e Teorias. Editora Scortecci.

    ResponderExcluir
  4. Manifestação religiosa.

    A manifestação religiosa, ou seja, a busca de um Deus exercida pelos seres humanos, dizem os entendidos que esta manifestação se dá porque existe dentro de nós uma chama flamejante e divina a qual nos impulsiona a crer em um ser superior e criador do universo como um todo.
    Eu particularmente não acredito em nenhuma chama flamejante interna nos levando para esta manifestação.
    Em primeiro lugar se o ser humano fosse eterno não houvesse a morte, ou seja, o fim da vida, esta manifestação, esta chama flamejante nem faria parte do nosso vocabulário, também não faria parte do nosso intimo. O que acontece na verdade é que o ser humano morre de medo só de pensar na morte, e como será alem dela. Todos nós sabemos que ela é impossível de ser evitada. Diante desta preocupação com o alem túmulo e que leva os seres humanos a buscarem alguma coisa na sua imaginação, ou ainda nos ensinamentos vindo de pessoas que professam religiões, mesmo que estes ensinamentos não sejam verdadeiramente provados, eles acreditam para aliviar um pouco as suas preocupações com o futuro incerto. Sendo assim eles se contentam com uma fantasia qualquer para aliviar suas duvidas e amenizar o medo mórbido da morte.
    A maioria das pessoas irão se arrepiar com esta crônica, irão dizer que é uma escabrosa heresia, mas estou tranqüilo porque, ela está baseada em raciocínio lógico e coerente, é só analisá-lo friamente sem a interferência de dogmas religiosos.
    O que leva a maioria dos seres humanos a buscarem as religiões não é nada mais do que buscar ajuda para problemas de saúde, de dificuldades financeiras, ou por problemas de foro intimo. Observem buscar ajuda: Ninguém se preocupa em levar ajuda para ninguém, pensam somente em angariar vantagens, isso é próprio do nosso egoísmo
    Pessoas, sem os problemas relacionados acima, dificilmente são freqüentadoras assíduas de templos religiosos. Elas freqüentam bem moderadamente sem muito fanatismo, muitas vezes, somente para fazerem se passar por pessoas cheias de moral, para mostrarem que são tementes a Deus, mas o egoísmo, maledicência, orgulho, arrogância e o individualismo continuam intactos na consciência sem nenhum progresso.
    O progresso tecnológico executada pela mente humana caminha rapidamente para um futuro promissor, continua avançando a passos largos, mas infelizmente a moral humana continua caminhando para traz, sempre retrocedendo. Continuando assim a moral humana que dizem ser a essência de Deus estará voltando lá para a idade da pedra.
    Paulo Luiz Mendonça, autor do livro Crônicas Indagações e Teorias. Editora Scortecci.

    ResponderExcluir
  5. Minhas dúvidas.

    Há um Fato nebuloso para mim, nas explicações, dada pelas religiões que se dizem cristã. Por mais que eu procure, por mais que eu pesquise não consigo encontrar o motivo desta afirmação. Dizem os teólogos que Jesus Cristo veio ao mundo para nos salvar, eu pergunto salvar do que, de quem. Qual o perigo que nos ameaça. Eu não vejo nada que está nos pondo em perigo eminente. Este salvamento seria de ordem física ou espiritual. Se for de ordem física o perigo continua, nós estamos correndo risco de morrer durante toda nossa vida, isso fás parte do jogo da humanidade. Se for de ordem espiritual, não cabe a Jesus nem a qualquer tipo de santo ou qualquer tipo de religião que poderá nos salvar. Este trabalho de salvamento espiritual se realmente for necessário, o encarregado de nos salvar somos nós mesmos, nós temos o livre arbítrio, temos a consciência, temos a inteligência e temos também o nosso raciocínio o qual nos da condição de saber o que e o bom procedimento ou o que é mau procedimento. Portanto nós somos uma célula pensante da humanidade como um todo. Se cada um de nós agir de uma maneira correta, justa sem individualismo, sem hipocrisia, sem maledicência, sem egoísmo e amarmos nossos semelhantes como a nós mesmos não precisamos pensar em salvação pois já estaremos salvos pela nossa conduta irreprochável do bem viver. Religião é para os que não sabem se conduzir por si próprio é para os que não usam seu raciocínio de maneira lógica e coerente, os que usam lógica e coerência durante toda sua vida não precisa de nenhuma religião para os salvar. Esta historia de nos salvar foi criado pelas religiões, isso nos induz a procurar uma delas para nos conduzir pela vida. Quem precisar, se sentir fragilizado que procure uma, mas muito cuidado com a escolha.
    Paulo Luiz Mendonça autor do livro Crônicas, indagações e teorias. Editora Scortecci

    ResponderExcluir
  6. Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta.
    Albert Einstein

    Se minha Teoria da Relatividade estiver correta, a Alemanha dirá que sou alemão e a França me declarará um cidadão do mundo. Mas, se não estiver, a França dirá que sou alemão e os alemães dirão que sou judeu.
    Albert Einstein

    ResponderExcluir
  7. Porque acreditam na Bíblia.

    Já tentei ler a Bíblia Sagrada, não sei se por mediocridade minha ou pelo seu conteúdo muito confuso não consegui entender nada.
    Das pesquisas que faço sobre religiões surgem indagações.
    Minhas indagações não são apenas com o intuito de ser simplesmente do contra, e sim para esclarecer os pontos polêmicos. Nas explicações da Bíblia sagrada a qual eu tenho muitas duvidas. Minhas descrenças não são exatamente das explicações da Bíblia, e sim das explicações dos religiosos que as interpretam, porque a bíblia é, ou pelo menos eu acho muito difícil de ser interpretada, mas os religiosos a interpretam com muita facilidade, da maneira deles é claro, ainda tem outra agravante, se a Bíblia é fácil de ser entendida, porque existe uma grande variedade de igrejas diferente, e cada uma dando a sua versão destes escritos sagrados. Se estas escrituras foram feitas por profetas inspirados por um Deus único, porque as diferenças nas interpretações.
    Outro ponto de duvidas que me intriga é, segundo as explicações, este livro sagrado foi escrito por profetas inspirados por Deus, se isto é verdadeiro porque estes escritos quando se referem a animais, estes escritos mencionam somente os que existiam especificamente naquela região. Não li em nenhum relato da Bíblia sagrada, mencionar, por exemplo, a respeito dos animais da Austrália, como canguru, ornitorrinco e outros animais exóticos daquela região, também não li nada a respeito dos animais aqui das Américas, como a lhama, anta ou o nosso marsupial gambá. Também os relatos sobre a arca de Noé não mencionam nenhum destes animais existente somente em outros continentes, porque estes animais eram desconhecidos na época naquela região. Isso parece para mim que os escritores do livro sagrado não tinham uma visão global da terra, tinham uma visão apenas parcial. Se foram realmente inspirados por Deus, eles teriam de ter um conhecimento mais globalizado, tanto da terra como de todo o universo. Outra coisa que me deixa com muita dúvida e que na bíblia em nenhum dos seus escritos mencionam seres microscópicos, isso também é coisa que sempre existiu, os profetas deveriam saber a respeito e instruir o povo sobre as doenças causadas por estes micros organismos. Voltando as explicações religiosas eu fico de boca aberta de ver os teólogos explicarem os relatos da bíblia com tanta facilidade e segurança, e eu não consigo entender absolutamente nada, esta é minha grande duvida será que eu não entendo por falta de inteligência ou será que eles têm uma inteligência privilegiada a qual eu não posso me equiparar.

    Notas, na minha humilde opinião, as pessoas que dizem acreditar na Bíblia Sagrada, acreditam porque algum religioso de alguma igreja lhes passou a informação do conteúdo da mesma. Eu duvido que tenha alguém que pegou na Bíblia pela primeira vez, a abriu e iniciou a leitura e foi entendendo tudo na maior facilidade. Eu duvido que isso tenha acontecido, acho eu que todos que acreditam, acreditam porque receberam instrução de outra pessoa, e quando você recebe instrução de terceiros, estes ensinamentos podem ter por traz o interesse particular de quem esta instruindo. Eu somente aceitarei a Bíblia como verdadeira palavra de Deus se eu entendê-la sozinho sem a interferência de nenhum teocrata.
    Paulo Luiz Mendonça Autor do livro Crônicas indagações e teorias. Editora Scortecci.

    ResponderExcluir
  8. Deus está confuso.

    Porque Deus está confuso? A resposta é muito simples, vejam, seus filhos os quais somos nós os seres humanos.
    Obs, Esta denominação, filhos de Deus foi criada por nós mesmos acredito que seja por conveniência, pois ser filhos de Deus nos da uma qualidade mais importante, isso é bom para aumentar nossa credibilidade no universo.
    Se formos todos filhos de Deus, naturalmente somos uma família, sendo uma família teríamos que ser unidos, mas a coisa não esta se processando da maneira correta, porque a coisa não vai bem? Não vai bem pelo fato de nós seres humanos e termos uns defeitos incorrigíveis, os quais são egoísmo, individualismo, defeitos estes que geram maledicência, orgulho, inveja, falsidade, hipocrisia e muitos outros defeitos que são inerentes a nós seres humanos.
    Vamos ao caso, porque Deus esta confuso. Ele olhando para o planeta terra vendo sua família os quais são seus filhos, ele nota que há uma grande divergência na maneira de se comunicar com ele, poucos destes filhos se comunicam diretamente a maioria usam intermediários que são as diversas religiões do planeta. Nesta diversificação de religiões é que a coisa fica feia. Existem tantas, que se torna difícil de serem contadas, porque esta diversificação tão grande se Deus é um só.
    Qual conclusão tiramos disso tudo. Deve estar havendo algum interesse escuso por traz desse emaranhado de seitas religiosas. Seria interesse financeiro, seria interesse de poder ou seria interesse político.
    O pior de tudo isso é que cada religião diz com toda convicção que a sua e a melhor, os argumentos são os mais variados, alguns são até absurdos, como um que vi na internet o cidadão diz assim (somente acredita em Deus quem acredita na Bíblia Sagrada), isso é o mesmo que querer monopolizar Deus exclusivo para eles. A convicção dos religiosos cristãos se enraíza tanto nas mentes que eles não se preocupam em pesquisar, procurar saber da importância das outras religiões, se bitolam na sua, se fanatizam e dali para a frente não vêem mais nada alem da sua crença. Por exemplo a maioria dos Cristãos nunca se interessaram saber da importância da religião islâmica, do Judaísmo do Budismo do Hinduísmo e de outras de menores expressões. Estas outras religiões não são meia dúzias de pessoas são muitos e muitos milhões, portanto nós temos que saber que, enquanto nós Cristãos temos como nosso guia espiritual que é Jesus Cristo eles tem os guias espirituais deles, nós não podemos achar que só a nossa crença e a verdadeira. A verdade é que estamos todos no mesmo barco da incerteza. Sei que os adeptos da Bíblia Sagrada dizem não estarem neste barco da incerteza porque eles têm a convicção que a Bíblia é realmente a palavra de Deus, eles acreditam porque alguém os induziu a acreditar, não é porque o mesmo tem provas absolutas não é nada disso, apenas eles aprenderam a acredita nada mais que isso. Os islâmicos também tem convicção que o Alcorão contem as palavras de Deus, os hindus acreditam também que suas divindades os levam para Deus Os adeptos do Judaísmo Acreditam no velho testamento, o qual os cristãos também acreditam, só que eles não acreditam em Cristo.

    ResponderExcluir
  9. Deus está confuso, continuação.
    Vamos agora aos números aproximados dos adeptos das diversas religiões.
    Cristianismo, 1.900 milhões.
    Islamismo, 1.200 milhões.
    Hinduísmo, 800 milhões.
    Budismo, 360 milhões.
    Judaísmo, 12 a 15 milhões
    Umbanda e Candomblé só no Brasil 5 milhões.
    Espiritismo Kardecista 15 milhões.
    Seicho no-ie , 2.5 milhões só no Brasil.
    Há também o Confucionismo, Xintoísmo e outras de menores expressões.
    Diante deste quadro nós temos que no mínimo respeitar os outros seguimentos religioso e não dizer aos quatro ventos que a nossa é a mais importante ou mais verdadeira, repito nós estamos todos no barco da incerteza, e não se pode fugir dele, podemos para nos enganar, fantasiar nossas convicções, mas até o dia de hoje ninguém sabe da verdade absoluta.
    Quando eu disse Deus está confuso, é pelo numero elevado de religiões professadas pelos seus filhos.
    A confusão maior está no cristianismo, a primeira ramificação foi a divisão entre católicos e protestantes, hoje chamados de evangélicos. Os evangélicos a partir daí houve tantas ramificações que se perde a conta, o número é assustador nem faço idéia onde isso irá parar.
    Estas ramificações, o que se nota é cada uma puxando a brasa para sua sardinha, tentando montar um império maior que o outro, em muitos seguimentos até se esqueceram os preceitos de Cristo e estão montando verdadeiros impérios de poder e dinheiro.
    Depois destas explicações não acham que Deus esta totalmente confuso.

    Paulo Luiz Mendonça autor do livro Crônicas, indagações e teorias. Editora Scortecci.

    ResponderExcluir
  10. Dificuldades com a Bíblia Sagrada.


    A minha dificuldade em aceitar a Bíblia Sagrada como palavra de Deus, a qual dizem ter sido escrita por profetas, penso eu que esta possibilidade foge do natural como nos entendemos. Um exemplo bem interessante se perguntarmos a um judeu se foi possível Cristo ter nascido de uma virgem por obra do espírito santo, eles dirão que isso é impossível a única maneira na época seria através de uma relação sexual, se perguntarmos novamente a um judeu se Cristo ressuscitou eles dirão que é impossível nunca aconteceu isso. Se perguntarmos a qualquer religioso não espírita se é possível se comunicar com os que já morreram, dirão que é impossível, dirão ainda mais, estas comunicações devem ser com o satanás São estas coisas que fogem do natural. Eu pergunto Cristo ter nascido de uma virgem por obra do espírito santo não é possível, Cristo ter ressuscitado não é possível, se comunicar com espíritos de pessoas já mortas também não é possível, mas receber a palavra de Deus através de alguns seres humano intitulado de profetas isso é possível, onde está a coerência?
    Paulo Luiz Mendonça. Autor do livro Crônicas, indagações e teorias. Editora Scortecci.

    ResponderExcluir
  11. Coisas misteriosas.

    Temos no nosso planeta e em todo o universo um grande mistério, todos nós seres humanos sabemos disso.
    Sigam meu raciocínio, o computador não deixa de ser também um grande mistério ou no mínimo algo misterioso. O que este aparelho faz, com as transmissões de dados, efetuações de cálculos matemáticos com extrema precisão e todo tipo de comunicação com a rapidez de um raio, faz nos parecer que há nele alguma coisa divina, mas na verdade é uma coisa perfeitamente natural. O computador é uma maquina feita por seres humanos, sem a interferência de nenhuma entidade celestial. Naturalmente nós leigos no assunto não conseguimos entender o funcionamento deste magnífico aparelho, mas um técnico em informática pode perfeitamente explicar com detalhes seu funcionamento.
    Voltando aos mistérios do universo e também do nosso planeta, todo este mistério, deve ter uma lógica em seu intrincado funcionamento, mas até o presente momento não temos nenhum técnico em mistérios do universo para nos dizer o que está por traz de tudo isso. Por este motivo olhamos para todo este intrincado conjunto de estrelas e planetas e não conseguimos entender nada absolutamente nada. Tentamos entender a natureza com sua exuberante flora e fauna e não conseguimos entender a sua formação tão meticulosa.
    A ciência tem suas explicações, que até certo ponto são aceitáveis, pois foram feitas através de incansáveis pesquisas durante muitos séculos. Enquanto a ciência tem lutado com afinco para descobrir o que há por traz deste intrincado mistério, as religiões, simplesmente sem nenhum esforço, sem nenhuma pesquisa apenas acreditando em livros antiqüíssimos. Baseando nos relatos destes livros, os quais nem sabemos se são dignos de crédito. Os teólogos nos dão explicações com tanta segurança como se eles tivessem uma visão diferenciada dos outros seres humanos, mas na verdade as explicações das religiões, são inexplicáveis porque o mistério está alem da nossa imaginação, alem do nosso conhecimento e alem da nossa compreensão.
    Acredito que a ciência, somente a ciência, poderá desvendá-lo, porque penso assim, nas ultimas décadas os meios científicos estão tão avançados em seu progresso, progresso este que me leva a acreditar na possibilidade da tecnologia desvendar este grandioso mistério que nos envolve.

    Paulo Luiz Mendonça. Autor do livro Crônicas Indagações e Teorias. Editora Scortecci.

    ResponderExcluir
  12. Ser ateu na seca, confesso que não sou, respeito quem é, por isso sou mais voltado para o lado do agnosticismo, pra ser, digamos, mais sensato. Agora, tem uma coisa, acredito piamente numa inteligência que procura coordenar este Universo, não sei dizer do que se trata, sei lá. Percebo também que esta energia inteligente, imanente a tudo não está e nunca ficará pronta, estará sempre evoluindo, pra melhor, é claro. Acredito também que tudo isso é pura matéria, porque existe a visível e a invisível, o ar é um exemplo. Pois bem, fora dela é o inexistente, ou seja, o nada, que por sua vez, não existe.
    Não quero com isso dizer que a ciência é o bastante pra entender este mundo, ela não detém a verdade, porque segundo o filósofo brasileiro Farias Brito, o espírito humano, aqui como índole, personalidade, contem infinitos infinitos, e isso as ciências da mensuração e da observação empírica não têm como dar conta, é imprescindível aí, o auxílio da arte em geral, como a pintura, a música, a dança, a escultura, a poesia, a literatura, etc...
    Portanto, são estas as idéias que mais batem com o meu modo de pensar o mundo.

    ResponderExcluir
  13. Prezado Anibal,Boa Tarde!
    È um prazer discutir um pouco esse
    assunto.Essa inteligência que o Sr.
    acredita piamente que procura coor-
    denar o universo,não desmerecendo o
    seu raciocínio,eu acredito que já
    coordena desde o ínicio de vidas no
    universo,e essa inteligência com certeza é a energia cósmica,que provavelmente só opera para os la-
    dos bons,infelizmente os humanos só
    operam para os lados ruins,isso
    quero dizer que a humanidade sobre-
    vivem contra a energia cósmica ou
    seja contra a natureza,que também
    podemos acreditar que essa energia
    venha a ser a inteligência suprema,
    que a humanidade quase em geral em
    sono profundo acreditam em um deus
    fictício,quando na vida prática dá
    para todos perceberem e sentirem que esse deus que 98% da populaçâo
    mundial acreditam é puramente ilusão,e que o deus autêntico é a
    energia cósmica ou energia univer-
    sal.Pois é Anibal,com esse racio-
    cínio eu acredito que o Sr.vai pes-
    quisar e se aprofundar mais a res-
    peito dessa energia cósmica.este foi o meu propósito.

    Moacir Almeida Rocha

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...